UFSC debate racismo e neonazismo em painel na quinta-feira, dia 17

08/11/2022 14:01

A UFSC promove, na próxima quinta-feira, dia 17 de novembro, às 19h, no Auditório da Reitoria, em Florianópolis, um painel intitulado “O crescimento da extrema direita no Brasil: por um projeto de educação antifascista”, como parte da programação do Novembro Negro. O evento é oferecido pela Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe) e debaterá os temas de racismo e neonazismo, dado os episódios que estão ocorrendo no âmbito da Universidade. O evento é gratuito e não é preciso inscrição prévia.

O evento será transmitido ao vivo no YouTube pela TV UFSC.

O convidado é o historiador Michel Gherman, professor do Departamento de Sociologia da UFRJ, além da professora Lia Vainer Schucman, do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSC.

O professor Michel Gherman é, além de docente na UFRJ, coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos (NIEJ) do Instituto de História da UFRJ; coordenador do Laboratório de Religião, Espiritualidade e Política (LAREP); pesquisador associado do Centro de Estudos Judaicos da USP; pesquisador associado do Centro Vital Sasson de Estudos de Antissemitismo da Universidade Hebraica de Jerusalém, Diretor acadêmico do Instituto Brasil Israel e autor do livro: “O início do Sionismo no Brasil: ambiguidades na história”.

A professora Lia Vainer Schucman é doutora em Psicologia Social pela USP, com estágio de doutoramento no Centro de Novos Estudos Raciais pela Universidade da Califórnia. É membra do Núcleo de Praticas Sociais, Estética e Política (NUPRA) e pesquisa Psicologia e relações étnico-raciais. É autora dos livros “Entre o Encardido, o Branco e o Branquíssimo: Branquitude, Hierarquia e Poder na Cidade de São Paulo” e “Famílias Interraciais: tensões entre cor e amor“.

Acesse o calendário completo de eventos do Novembro Negro

Tags: Novembro Negro 2022PROAFERacismoUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina