Edição 2024
A Justiça Federal de Santa Catarina (JFSC) e a Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem a palestra online “O enfrentamento ao racismo institucional como via de segurança psicológica”, com a palestrante Bárbara Carine Soares Pinheiro (@uma_intelectual_diferentona), no dia 27 de novembro, quarta-feira, às 15h com transmissão ao vivo pelo canal da Justiça Federal de Santa Catarina no YouTube. Além de sua influência digital, Bárbara é educadora, pesquisadora, autora de livros de letramento racial, inclusive seu último best-seller “Como ser um educador antirracista“, acaba de ser uma das obras ganhadoras do Prêmio Jabuti de 2024.
A palestra integra o Novembro Negro UFSC e as ações relativas ao Mês da Consciência Negra na JFSC. O objetivo é apresentar a ideia de racismo institucional dentro da perspectiva social de raça, apontando caminhos de superação por meio da educação antirracista em todos os complexos sociais e pautando a importância da segurança psicológica das maiorias minorizadas, sobretudo a comunidade negra, nas diversas instituições sociais.
Sobre a palestrante
Bárbara Carine Soares Pinheiro é professora adjunta do Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Formada em Química e em Filosofia pela UFBA, é mestra e doutora em ensino de Química pela UFBA e pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Realizou estágio de pós-doutorado na Cátedra de Educação Básica (IEA/USP).
É autora de livros como “@descolonizando_saberes: mulheres negras na ciência” e “História preta das coisas: 50 invenções científico-tecnológicas de pessoas negras” (ambos finalistas do prêmio Jabuti) e do ganhador do Jabuti 2024, “Como ser um educador antirracista“. É idealizadora, sócia e consultora pedagógica da Escola Maria Felipa, primeira escola afro-brasileira do país.
As poesia do Arlindo Udé Lé, guinense e estudante da UFSC Blumenau, refletem suas vivências e também abordam temáticas afroculturais e decoloniais. A exposição integra a programação do Novembro Negro e tem como objetivo visibilidade à produção cultural e artística das pessoas pretas da comunidade acadêmica e suscitar a reflexão e debates acerca do tema.
A primeira edição do Fórum “Teatro Negro Brasileiro de Ontem e Hoje” ocorre de 26 a 28 de novembro (terça, quarta e quinta-feira), no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A programação inclui palestras sobre a presença cênica do artista negro brasileiro, além de oficinas e uma apresentação do espetáculo “Amor, Negro Amor”. Todas as atividades são gratuitas.
Promovido pele coletivo Ação Zumbi, o evento conta com o apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE/UFSC), do Serviço Social do Comércio (Sesc) e patrocínio da Prefeitura Municipal de Florianópolis.
Programação:
Terça-feira| 26/11
19h30 – Abertura
20h30 – Palestra 1 – Teatro Negro de Ontem: Compreendendo as Trajetórias de Quem Veio Antes
Ministrante: Julianna Rosa.
Descrição: Como o teatro negro de Abdias do Nascimento contribuiu para a criação e continuidade de coletivos negros contemporâneos? Quais as mudanças, quais as descontinuidades? E como seria refletir tudo isso em um território específico, com suas tensões raciais e também resistências negras, como é o caso do estado catarinense? Esses serão os eixos da palestra, tendo como território o estado catarinense e a formação de coletivos negros locais.
Quarta-feira | 27/11
9h – 12h: Oficina 1 – SLAM: Oralidade e Resistência
Ministrante: Professor Luan Renato Telles
Descrição: Esta primeira parte da oficina aborda o SLAM (competições de poesia falada) como ferramenta de resistência e expressão da luta negra. Fundamentos e regras do “Slam Poetry” serão introduzidos, incentivando a criação e a apresentação de poemas que reflitam sobre as experiências, desafios e conquistas da comunidade afro-brasileira.
14h-17h: Oficina 2 – Teatro e Voz: “O corpo africano em seus movimentos vocais e corporais expressa sua ancestralidade”
Ministrante: Preparador vocal Estevão Javela
Descrição: Nesta oficina, será dinamizada a partir de jogos africanos de teatro e voz.
A oficina “O corpo africano em seus movimentos vocais e corporais expressa sua ancestralidade” propõe abordar as diversas tradições e expressões artísticas africanas que estão intrinsecamente ligadas à ancestralidade do continente. Os movimentos vocais e corporais típicos da cultura africana possuem raízes profundas nas crenças, mitos e rituais das comunidades, repetindo a conexão direta com os antepassados.
19h30-20h30: Palestra – “Corpo e Memória afrodiaspórica em processos artísticos cênicos”, com a professora Adriana Santos
A fala levanta reflexões sobre oralidade, escrita, memórias e afrogradas em corpos afro-diaspóricos. Apoiada nos pensamentos de Hambaté Bâ e Leda Maria Martins, a palestra discorre sobre as substâncias materiais e imateriais que atravessaram o Atlântico em nossos corpos e que transbordam em nossas criações artísticas.
Quinta-feira | 28/11
19h30 – Espetáculo “Amor, Negro Amor”
Local: Auditório Garapuvu
Ingressos: gratuitos disponíveis pelo Sympla – acesse aqui
Classificação: 16 anos
Duração: 100min
O espetáculo “Amor, Negro Amor” aborda como principal questão a solidão da mulher negra. Nele, a espectadora e o espectador são convidados a atravessar localidades e épocas distintas, conhecendo realidades de mulheres e homens negros que vivenciam diferentes formas de amor e desamor.
As questões sociais expostas são de extrema relevância e perduram até os dias atuais, como a desigualdade, o abuso de poder, o racismo, o machismo, o sexismo, a LGBTQIA+fobia e a violência contra a mulher. As cenas são costuradas por músicas e danças de origem africana e revelam a importância da nossa ancestralidade diaspórica. Nessa narrativa, que vai do passado até os dias atuais, o coro ancestral composto por 28 artistas (atores e músicos) é quem conduz o público como um contador de histórias através dos tempos.
Coletivo Ação Zumbi
O Coletivo Ação Zumbi nasceu em novembro de 2003, em Florianópolis – SC, fruto do anseio de suas idealizadoras e fundadoras Lelette Coutto, Marga Vieira e Fernanda Rosa, com o propósito principal de fomentar e incentivar iniciativas que contribuam para o fortalecimento e a visibilidade artística/cultural da cultura negra. Ao longo desses anos vem desenvolvendo projetos nas áreas de teatro, cinema, dança, vídeo, entre outras, que incluem a montagem de espetáculos, oficinas e organização de eventos. Suas ações sempre denotaram o objetivo da inclusão social, o desenvolvimento sócio educativo, através da capacitação de jovens e da revelação de talentos trazidos de comunidades periféricas. O Ação Zumbi sempre lutou para a manutenção de seu espaço cultural para uso, sobretudo, da população negra, a fim de popularizar as modalidades artísticas próprias desta cultura.
As poesia do Arlindo Udé Lé, guinense e estudante da UFSC Blumenau, refletem suas vivências e também abordam temáticas afroculturais e decoloniais. A exposição integra a programação do Novembro Negro e tem como objetivo visibilidade à produção cultural e artística das pessoas pretas da comunidade acadêmica e suscitar a reflexão e debates acerca do tema.
O coletivo de discentes do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFSC promove, no dia 29 de novembro, sexta-feira, às 10h, o encontro “Saúde Coletiva na encruzilhada: contracolonialidade e mandingas para enfrentar o racismo epistêmico”, na Sala H005, Bloco H do Centro de Ciências da Saúde (CCS), na UFSC em Florianópolis.
O evento é voltado para estudantes de graduação, pós-graduação, professores e movimentos sociais, além de trabalhadores da área. Não é necessário inscrever-se. A participação é gratuita.
Participa do evento João Matheus Acosta Dallmann, professor do Departamento de Ciências da Saúde na UFSC, Campus de Araranguá. O professor João Matheus é doutor em Sociologia Política pela UFSC (2018) e docente desde 2018 no Centro de Tecnologias e Saúde do Campus Araranguá. Coordenador do Grupo de Pesquisa e Extensão Antirracista em Saúde (ILERA), João Matheus é também membro do Número de Estudos Afro-Latino-Americanos, dos Povos Originários e Quilombolas da UFSC Araranguá. Coordena, ainda, o Eixo Educação e Saúde Antirracista da Cátedra Antonieta de Barros: Educação para Igualdade Racial e Combate ao Racismo, vinculada à Unesco.
Mais informações sobre o evento:
Instagram: @coletivoppgscufsc
E-mail: coletivodappgscufsc@gmail.com
As poesia do Arlindo Udé Lé, guinense e estudante da UFSC Blumenau, refletem suas vivências e também abordam temáticas afroculturais e decoloniais. A exposição integra a programação do Novembro Negro e tem como objetivo visibilidade à produção cultural e artística das pessoas pretas da comunidade acadêmica e suscitar a reflexão e debates acerca do tema.
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As poesia do Arlindo Udé Lé, guinense e estudante da UFSC Blumenau, refletem suas vivências e também abordam temáticas afroculturais e decoloniais. A exposição integra a programação do Novembro Negro e tem como objetivo visibilidade à produção cultural e artística das pessoas pretas da comunidade acadêmica e suscitar a reflexão e debates acerca do tema.
As poesia do Arlindo Udé Lé, guinense e estudante da UFSC Blumenau, refletem suas vivências e também abordam temáticas afroculturais e decoloniais. A exposição integra a programação do Novembro Negro e tem como objetivo visibilidade à produção cultural e artística das pessoas pretas da comunidade acadêmica e suscitar a reflexão e debates acerca do tema.
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As poesia do Arlindo Udé Lé, guinense e estudante da UFSC Blumenau, refletem suas vivências e também abordam temáticas afroculturais e decoloniais. A exposição integra a programação do Novembro Negro e tem como objetivo visibilidade à produção cultural e artística das pessoas pretas da comunidade acadêmica e suscitar a reflexão e debates acerca do tema.
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As poesia do Arlindo Udé Lé, guinense e estudante da UFSC Blumenau, refletem suas vivências e também abordam temáticas afroculturais e decoloniais. A exposição integra a programação do Novembro Negro e tem como objetivo visibilidade à produção cultural e artística das pessoas pretas da comunidade acadêmica e suscitar a reflexão e debates acerca do tema.