Cânone em obras, II Jornada de Pensamento Social e Político Brasileiro da UFSC.
Inscrições na modalidade virtual: https://forms.gle/6U7ajwjJg48JkQvL6 Inscrições na modalidade presencial: https://forms.gle/GttFC2vbUPG8ihYm9
Carolina Pulici é professora da UNIFESP e publicou em 2008 o reconhecido livro “Entre sociólogos: versões conflitivas da ‘condição de sociólogo’ na USP dos anos 1950-1960”, fruto de seu trabalho de mestrado. Pulici vem apresentar as disputas entre as cadeiras de sociologia I e II da USP, representadas por intelectuais como Antonio Candido e Florestan Fernandes.
Arilda Arboleya é professora da UFPI e vem realizando pesquisas acerca de ementas de disciplinas de pensamento social brasileiro. A partir delas, Arboleya propõe reflexões a respeito dos modos de ensinar do campo, seus paradigmas e a construção excludente de seu cânone. Em sua apresentação, falará sobre como as sociológicas e pensadoras sociais são encaradas na disciplina atualmente.
Flávia Rios é professora da USP e pesquisadora do AFRO/CEBRAP. Com vasta biografia acadêmica, Rios realizará uma apresentação que reflete sobre o cânone do PSB a partir do pensamento de Lélia Gonzalez. Rios é uma das maiores especialistas no pensamento de Gonzalez, tendo escrito diversas pesquisas a respeito e organizado coletâneas de textos da autora.
O evento contará com quatro mesas online, nas quais serão discutidos temas, como raça, a circulação de ideias na América Latina, a construção e reconstrução do cânone das disciplinas e reflexões de autores sobre modernidade e periferia no Brasil. Neste ano, há também uma novidade: com o apoio do Projeto Democracia, desenvolvimento e direitos e financiamento do CNPq, o evento terá duas mesas presenciais na UFSC!
Como sempre, a Jornada será um evento aberto e gratuito! Siga nos acompanhando para mais detalhes da programação.
Siga no Instagram
Inscrições na modalidade virtual: https://forms.gle/6U7ajwjJg48JkQvL6
Inscrições na modalidade presencial: https://forms.gle/GttFC2vbUPG8ihYm9


