Colégio de Aplicação da UFSC tem ampla programação no mês da Consciência Negra, abertura será no sábado, dia 5

02/11/2022 09:13

O Colégio de Aplicação (CA) da UFSC sediará o IV Baobás: Mês da Consciência Negra do CA UFSC, de 5 a 29 de novembro, com dezenas de atividades. O evento é organizado por professoras e técnicos-administrativos do Colégio e terá oficinas, apresentações artístico-culturais, rodas de conversa, entre outros.

A abertura ocorre neste sábado, 5 de novembro, com ampla programação aberta ao público. Os demais eventos serão restritos à comunidade do Colégio.

O Projeto Baobás, criado pelo Grupo de Pesquisa Integração de Saberes na Educação Básica, teve sua primeira edição em 2012 tendo outras duas realizações em 2013 e 2014. Nos anos seguintes,  o projeto esteve inserido em outras atividades sobre a temática da educação para as relações étnico-raciais na UFSC e em outras instituições públicas de ensino.

>> Confira a programação do Novembro Negro UFSC

Segundo a organização, o evento visa proporcionar atividades relacionadas à cultura afro-brasileira e afro-descendente nas Américas. Participam da programação docentes e estudantes do CA, egressos, estudantes e docentes da graduação e pós-graduação da Universidade, além de artistas da capital. As temáticas estarão voltadas à corporeidade e identidade étnico-racial abrangendo desde a contação de histórias a oficinas de danças afrobrasileiras e sapateado. As oficinas darão a conhecer um pouco do universo da cultura da diáspora africana no continente americano. Uma apresentação especial de grande sambista de Florianópolis encerrará a programação deste sábado.

Podem participar estudantes da educação básica, pais e responsáveis de estudantes do CA, comunidade externa e a comunidade universitária da UFSC. A equipe responsável pela organização é formada pelas professoras Maristela Campos e Franciele Guarienti; as assistentes sociais do CA Michele de Souza e Elaine Cristina da Silva; o orientador educacional Everton Rogério da Silva Corrêa; a bibliotecária Juliane Fonseca Soares e a estagiária da Biblioteca Setorial do CA, Júlia Izé Rodrigues.

Confira abaixo a programação da abertura (acesse também em PDF):

5 de novembro – Sábado – Abertura aberta ao público

9 às 10h 

Abertura da Mostra Fotográfica IV Baobás e Projeto Preta
* a mostra permanecerá durante todo o mês de novembro
Incorporada à mostra fotográfica do Baobás, está o “Projeto Preta – gerações e possibilidades de expressão da beleza negra”, ensaio fotográfico realizado em 2015 com a finalidade de pontuar a diversidade da beleza negra feminina. Idealizado por Luciana Soares de Medeiros, psicóloga, o projeto visa a fotografia de  mulheres e meninas negras demarcando as variadas identidades femininas desse grupo racial.

Organizam a mostra a professora Maristela Campos, que leciona Inglês no CA, coordena o Projeto Baobás, Grupo de Pesquisa Alteritas: Diferença, Arte e Educação do Centro de Ciências da Educação (CED), Comissão Permanente de Formulação, Acompanhamento e Avaliação da Política de Ações Afirmativas do NDI e do CA.  É doutora em Literatura de Língua Inglesa pela UFSC.
A psicóloga Luciana Soares de Medeiros também é responsável pela mostra. Também é maquiadora-caracterizadora, doutora em Artes Cênicas (Udesc) com pesquisa sobre percepção e processo de criação de maquiadores-caracterizadores.

Oficina: Hip Hop – Para Crianças, Adolescentes e Adultos

Nesta oficina, participantes irão colocar o corpo em movimento através da linguagem das danças urbanas, principalmente do Hip Hop Freestyle. Aprenderão algumas bases e entrarão em contato com essa cultura.

A ministrante é Julia Milan da Silva, natural de Florianópolis, iniciou seus estudos em dança no ano de 1996 com as modalidades mais clássicas, mas em 2004 passou a dedicar-se às Danças Urbanas. Há 10 anos atua como professora e coreógrafa trabalhando principalmente com as linguagens Hip Hop Freestyle e Breaking. Além de professora, bailarina e coreógrafa, Julia é Arquiteta e Urbanista formada pela UFSC,  e atualmente está cursando pós-graduação em Linguagem e Poética da Dança pela FURB.

Contação de Histórias: “O Orocongo do Menino Gentil” – Para Crianças

A professora Priscila Cristina Freitas contará a história de Gentil Camilo Nascimento Filho e sua paixão pela música e pelo seu instrumento de origem africana chamado Orocongo. Cantará junto com as crianças e adolescentes as principais cantigas da festa do Boi de Mamão e mostrará alguns instrumentos musicais que compõem a história.

Priscila Cristina Freitas é professora da rede municipal de ensino em Florianópolis e escritora do livro “O Orocongo do Menino Gentil”. É doutoranda em Educação e Comunicação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC. É mestre em Educação também pela UFSC, com a linha de pesquisa Ensino e Formação de Educadores. É graduada em Pedagogia – Habilitação em Educação Infantil pela Udesc. Participa do Alteritas, é membra da diretoria da Associação de Educadories Negres de Santa Catarina (AENSC) e membra da diretoria do Centro Cultural Escrava Anástacia (CCEA).

Roda de Conversa: “Vamos falar de cabelo? Memórias da Transição Capilar” – Para Adolescentes Jovens e Adultos

A roda de conversa tratará dos discursos sobre a transição capilar, exibindo alguns trechos do minidocumentário produzido durante o mestrado da pesquisadora Dandara Silveira Monteiro. “Vamos falar de cabelo? Memórias da Transição Capilar” apresenta as entrevistas realizadas com mulheres que passaram pela transição, pensando nas memórias que esse processo desperta em cada uma delas. O objetivo deste diálogo é propor reflexões sobre como os cabelos afros influenciam na construção de si das pessoas negras e, também, no (re)conhecimento da negritude e das estéticas negras.

A roda será conduzida pela própria Dandara, que é atualmente doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC, é mestra em Linguística (UFSC), e licenciada em Letras – Língua Portuguesa e Literaturas (UFSC). Professora de Português na rede particular de ensino, em Florianópolis, Dandara participa do Grupo de Estudos no Campo Discursivo (UFSC/CNPq) e pesquisa as temáticas de raça e gênero pela perspectiva foucaultiana da análise dos discursos.

Oficina de Percussão Africana – Para Crianças, Jovens e Adultos

Aula introdutória sobre ritmos africanos, com Claudio de Santis e Aurora de Santis. Claudio de Santis começou seus estudos em 1970 na Itália, onde atuou como professor de música (ritmos africanos) em escolas do Ensino Fundamental 1.

Oficina de Basquetebol – Para Crianças, Jovens e Adultos

Aula experimental de basquete com movimentos básicos, e algumas explicações sobre a importância do esporte para o povo negro. A oficina oferece três instrutores para ensinar os conceitos básicos do basquete: Gabriel Brizola Ponce, Vittorio Mamadou Proteo e Leon Siqueira – estudantes do Ensino Médio do CA e integrantes do time de basquete do Colégio.

10h às 10h30

Pausa para Lanche e Brechó

O evento terá uma pausa para lanche, que será vendido pelos estudantes dos 9ºs anos e dos 3ºs anos. Os 3ºs anos também organizarão um brechó.
Essas ações são para arrecadar fundos para as formaturas.

10h30 às 11h30

Oficina de Abayomis: confecção de bonecas – Para Crianças, Jovens e Adultos

A professora Nara Micaela Wedekin ensinará a produzir as bonecas Abayomi. A boneca abayomi foi criada para as crianças, jovens, adultos na época da escravidão. As mulheres negras as confeccionavam com pedaços de suas saias, único pano encontrado nos navios negreiros, para acalmar e trazer alegria para todos. Interessados nesta atividade podem trazer retalhos de tecido coloridos.

A professora Nara é docente efetiva de Teatro do Colégio de Aplicação.

Oficina de Danças Afro-brasileiras  – Para Crianças, Jovens e Adultos

A oficina tem como objetivo o conhecimento, a valorização e a visibilidade da cultura afrobrasileira, através de estudos rítmicos e corporais em dança.

Apresenta a oficina a professora Lia Alarcon, que leciona Teatro no Colégio de Aplicação. Lia coordena o projeto de extensão em dança: “O Corpo em Movimento” desde 2013, e possui cursos de formação em ballet clássico, jazz, contemporâneo, dança afro e especialização em dança cênica (Udesc). Atualmente é doutoranda em Teatro (Udesc) e bailarina atuante.

“Anti-Aluno” – Exibição de Curta-metragem – Para Adolescentes e Jovens

Primeira exibição do curta metragem “Anti-Aluno” produzido de forma colaborativa pelos alunos do 2° ano do Ensino Médio do CA, com roda de conversa com a equipe do projeto, para falar sobre a experiência de criação e produção desse filme. “Anti-Aluno” é um filme que mostra de forma metafórica a visão dos estudantes em relação ao sistema de ensino. Um filme de revolução de aluno para aluno.

O responsável pela atividade é o estudante do Ensino Médio do CA, Luís Felipe das Mercês Macedo.

Oficina – Tap Dance: o sapateado e suas origens diaspóricas – Para Crianças, Jovens e Adultos

A oficina será dividida em dois momentos:

– no primeiro momento, pretende-se trazer um pouco da história do sapateado americano (tap dance) com ênfase na sua origem afro-diaspórica, apresentando os grandes artistas negros dos séculos XX e XXI, vídeos de performances históricas e entendendo assim um pouco de suas raízes;
– no segundo momento, será realizada uma atividade prática com os participantes, com o aprendizado de alguns passos básicos desta forma de arte. Solicita-se que participantes tragam meias e sapatos fechados (tipo tênis ou qualquer calçado que fique bem fixado ao pé).

O ministrante é Fernando Flesch de Albuquerque Fernandes, bailarino e artista formado em Arquitetura e Urbanismo pela UFSC, teve sua carreira artística construída através de estudos de música, canto e dança, especificamente o sapateado. Natural de Florianópolis, foi aluno do Colégio de Aplicação da UFSC e começou o estudo do sapateado em 2003 com a professora Bia Mattar. Professor da Cenarium Escola de Dança e integrante/diretor da banda Step by Tap. Autor da pesquisa e experimentação artística “DISTORÇÃO”, selecionada pelo edital Aldir Blanc Santa Catarina 2021.

11:30 às 12h

Aula de Capoeira e Vivência de Roda

Capoeira Angola com a professora Caren Tavares Vaz, Professora Rasta (apelido da capoeira), aluna do Mestre Polegar. Integrante do grupo Capoeira Angola Palmares – Mestre Nô, o grande fundador e grande difusor do grupo. Seus discípulos procuram passar os seus ensinamentos para seus alunos da maneira mais perfeita o possível. O objetivo é demonstrar e ensinar a pureza da Capoeira e as suas raízes Africanas, tão presentes na nossa cultura.

12h

Show com Verônica Kimura e Marcelo da Silva

Verônica atua como cantora de samba há mais de uma década, atuando nos principais redutos deste gênero musical na região da grande Florianópolis e outras regiões do Estado. É graduada e mestre em Música e doutorado em Educação, dedicando-se a pesquisa da música negra e das tradições religiosas de matrizes afro-brasileiras. Marcelo da Silva é sambista e compositor, além de historiador e doutor em Antropologia. Durante sua trajetória acadêmica e de vida tem se dedicado à pesquisa do Samba como gênero musical e ferramenta política.

Calendário de atividades inclui eventos exclusivos para estudantes do CA

3 a 30 de novembro

3 de novembro – 14h – Exposição Racismo, Democracia e Cidadania: um olhar sociológico e cultural

Exposição de sugestões de leitura, incluindo livros infantojuvenis do acervo da Biblioteca Setorial do Colégio de Aplicação que tratam da cultura e folclore relacionado às questões étnico-raciais discutidas nas aulas de Sociologia do 9ºB do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação. A exposição apresenta sinopses e produções artísticas elaboradas pelos estudantes. A ação é conduzida sob a regência das estudantes de Ciências Sociais da UFSC, ao longo da disciplina de Estágio Supervisionado em Ciências Sociais II, sob a supervisão da professora Thereza Cristina Vianna e orientação do professor Antonio Alberto Brunetta.

Responsáveis: Juliana de Jesus Grigoli e Mariane Bernardo Feltrim – estudantes do Curso de Ciências Sociais da UFSC. Atuam como estagiárias no Colégio de Aplicação supervisionadas pela professora Thereza Cristina Bertazzo Vianna e orientadas pelo professor Antonio Alberto Brunetta.

7 de novembro – 9h às 10h10 – Palestra Racismo Ambiental – para os 2ºs do Ensino Médio do CA

Pretende-se abordar situações de racismo ambiental sofridas por comunidades quilombolas pesqueiras na Baía de Todos os Santos (Bahia). A intenção é, por um lado, trazer a definição de racismo ambiental, e por outro, mostrar casos concretos de seus efeitos nos territórios e modos de vida das comunidades quilombolas impactadas pela indústria petroquímica na Baía de Todos os Santos.

Ministrante: Rafael Palermo Buti, professor de antropologia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, onde atua em pesquisa, ensino e extensão e desenvolve projetos ligados aos territórios quilombolas pesqueiros e impactos ambientais.

7 de novembro – 12h30 às 13h30 – Poesia, Slam

Sarau de Poesia com os estudantes Sara e João Marcos e convidados: Poeta Angelo Gabriel Cassariego Perusso e Florianópolis da modalidade Slam.

8 de novembro – 10h – Palestra: Antonieta de Barros – Conversa com a autora.

A autora do livro infantojuvenil “Antonieta de Barros” conversará com estudantes de 4º e 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental sobre a personalidade do cenário político e educacional catarinense e o seu livro de mesmo nome.

Ministrante: Profa. Dra. Eliane Santana Dias Debus – Graduada Letras Licenciatura Português e Inglês pela Fundação Educacional de Criciúma (1991), mestrado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996), doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001), Bolsa Recém-Doutor (PPGE/UFSC 2001-2004) e Pós-doutorado na Universidade do Minho (PT). É líder do Grupo de Pesquisas “LITERALISE: Grupo de pesquisa em literatura Infantil e juvenil e práticas de mediação literária”, da Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora da Universidade Federal de Santa Catarina e Secretária de Cultura, Arte e Esporte e escritora.

8 de novembro – Apresentação: “Unidos do Aplicacaos”

Grupo de samba formado por estudantes dos Anos Finais, apresentará repertório especial alusivo ao Mês da Consciência Negra.

Responsáveis: Luiza (8º A), Kauâ (8º A) e Iori (9ºB) – estudantes CA

8 de novembro – 14h – Peça teatral: Tarzan: Um novo olhar (1ºs, 2ºs, e 3ºs anos do EF)

Um bebê perde os pais na selva e é encontrado por uma das líderes do povo Orãn. Ela o cria como seu próprio filho dando a ele o nome de Akan. O jovem cresce sem entender a rejeição de um dos líderes do povo, Kerchak. Tudo muda quando uma equipe de pesquisadores chega à floresta. O rapaz agora adulto percebe que há outros como ele, os que vêm de fora. Com isso Akan começa a descobrir sobre o seu passado e precisa decidir como seguirá seu futuro.

Responsáveis: Cia. Nosso Olhar. Direção: Wallace Almeida e Leandro Batz

9 de novembro – Apresentação: “Vivências Anticapacitistas”

Apresentação de vídeos de estudantes e diálogos sobre vivências anticapacitistas. Professoras da disciplina de Educação Especial ressaltam que o tema a ser abordado ” Vivências anticapacitistas “,  é instigador e interessante para toda a comunidade escolar.

Ministrantes: professora Ciriane Casagrande e professoras da Educação Especial do CA.

10 de novembro – 12h30 – Apresentação de Hip Hop

Artistas: Bryan Gabriel Oliveira Correia e Kelvin – artistas da cena hip hop da capital

Resumo da Atividade: mostrar a cultura hip hop através da dança

10 de novembro – 12h30 às 13h30 – Rap por Henrique Daruê Negreiros – rapper estudante do 3º EM do CA.

Resumo da atividade: o rapper apresentará rimas de sua autoria.

10 de novembro – 14h às 15h – “Projeto Preta”

Roda de conversa sobre beleza negra a partir de exposição fotográfica do Projeto Preta, realizado em 2015.

Ministrante: Luciana Soares de Medeiros – Psicóloga, Maquiadora-caracterizadora, Doutora em Artes Cênicas (Udesc) com pesquisa sobre percepção e processo de criação de maquiadores-caracterizadores.

11 de novembro –  12h30 às 13h30 – Apresentação Musical Renata Cecília Oliveira e Natacha Kamila Vieira

Através da música, as artistas pretendem percorrer por um repertório onde estão presentes diferentes referências  da cultura africana e afro-brasileira.

Natacha Kamila. Violinista, cantora e compositora. Nascida na cidade de Florianópolis, numa tradicional família de músicos, aos nove anos iniciou seus estudos musicais com seu avô, seguindo desde então a carreira da música. Aos 23 se graduou no curso de música da UDESC. Atualmente atua como violinista, cantora, compositora e professora de música, transitando entre os cenários da música erudita e popular, dedicando especial atenção à sua carreira como compositora e intérprete de um repertório que inclui releituras de músicas da velha e nova MPB, além de suas canções autorais.

Renata Oliveira professora de música e musicista, é formada em Educação Musical pela Udesc. Atua como professora de música no Colégio de Aplicação – UFSC. E além da sua atuação na Educação Musical, participa como instrumentista (violoncelo e violão) em orquestras, grupos de câmara, duos e em grupos de música popular (de diversas formações), apresentações solo, bem como participação em gravações de cds, trilhas sonoras de peças de teatro e filmes.

11 de novembro – Divulgação de Resultado do Concurso de Fotografia “A diversidade pelo Olhar”.

Disponível no Instagram @aplicacaoufsc

18 de novembro – 13h30 às 17h50  –  Apresentações/comunicações do projeto “Pés na Estrada”

Estudantes pesquisadores de Iniciação Científica apresentarão seus trabalhos relacionados às questões de gênero, raça, e pessoas com deficiência.

Responsável: professor José Carlos de Oliveira (docente CA)

22 de novembro – 16h às 16h20 – Apresentação musical

Turma  (data e horário a confirmar)

Apresentação musical da turma dos 2ºs anos dos anos Iniciais, com a professora Renata Oliveira. Alunos prepararam uma breve apresentação musical, para mostrar duas canções que estão sendo vivenciadas nas aulas de Artes/Música- Kokoleoko (Canção Tradicional de Gana) e Funga Alafia (Canção Tradicional da Libéria).

Responsável: Renata Cecilia de Lima Oliveira professora de música e musicista, é formada em Educação Musical pela UDESC. Atua como professora de música no Colégio de Aplicação – UFSC. E além da sua atuação na Educação Musical, participa como instrumentista (violoncelo e violão) em orquestras, grupos de câmara, duos e em grupos de música popular (de diversas formações), apresentações solo, bem como participação em gravações de cds, trilhas sonoras de peças de teatro e filmes.

23 de novembro – 9h ás 10h10 – Apresentação da Pró Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade da UFSC (para os 1ºs anos do EM)

A Pró-Reitoria informará sobre o papel do setor no combate ao racismo, homofobia, machismo, capacitismo e demais violências que possam ocorrer na universidade.

Ministrantes: professora Leslie Sedrez Chavez – Pró Reitora de Ações Afirmativas e Equidade e professora Marilise Martins – Diretora de Ações Afirmativas e Equidade

25 de novembro – 13h30 às 17h50  –  Apresentações/comunicações do projeto “Pés na Estrada”

Estudantes pesquisadores de Iniciação Científica apresentarão seus trabalhos relacionados às questões de gênero, raça, e pessoas com deficiência.

Responsável: professor José Carlos de Oliveira (docente CA)

29 de novembro – 12h30 às 13h30 – Encerramento com Apresentação do bloco “Cores de Aidê”

O grupo feminino de percussão Cores de Aidê fará o encerramento da 4ª edicão do Baobás: Mês da Consciência Negra do CA.
Mais informações serão divulgadas no Instagram do colégio @aplicacaoufsc

Tags: Colégio de Aplicaçãonovembro negroNovembro Negro 2022UFSCUniversidade Federal de Santa Catarina