Novembro Negro: UFSC Blumenau realiza atividades de combate ao racismo

10/11/2022 08:39

O campus da UFSC em Blumenau irá realizar atividades de combate ao racismo durante o Novembro Negro. A ideia é promover o debate sobre as relações étnico-raciais e que enaltecem a cultura afro-brasileira. As atividades serão realizadas no Auditório Professor Fernando Ribeiro Oliveira e são abertas ao público em geral. Haverá emissão de certificado para os participantes que fizerem sua inscrição antecipadamente.

Confira abaixo a programação completa:

Cine Debate – Medida Provisória
22 de novembro, das 14h às 17h30
Início do filme: 14h
Início do debate: 15h45
Local: Auditório da UFSC Blumenau
Haverá café, chá e pipoca, traga sua caneca!

A atividade consiste na exibição de do filme “Medida Provisória”, lançado em abril de 2022 e dirigido por Lázaro Ramos, seguida de um debate mediado, a fim de iniciar uma análise crítica com os participantes a respeito do tema abordado, com enfoque no combate ao racismo.

Sinopse: Em uma iniciativa de reparação pelo passado escravocrata, o governo brasileiro decretou uma medida provisória que provoca uma reação imediata no Congresso Nacional. Os parlamentares aprovam uma medida que obriga os cidadãos negros a se mudarem para a África na intenção de retomar suas origens. Tal ação afeta diretamente a vida do casal formado pela médica Capitu (Thaís Araújo) e pelo advogado Antônio (Alfred Enoch), além de seu primo, o jornalista André (Seu Jorge), que mora com eles no mesmo apartamento.

A mediação do debate será feita pelos convidados Luiz Herculano, professor no Instituto Federal de Santa Catarina e doutor em língua portuguesa, e Juvinal Domingos da Costa, mestrando em História pela Universidade do estado de Santa Catarina (UDESC), que pesquisa a resistência ao colonialismo português no arquipélago dos bijagós na Guiné Bissau.

Intervalo Cultural Temático
25 de novembro, das 12h30 às 13h30
Local: Auditório da UFSC Blumenau
Esta edição do intervalo cultural celebra a cultura afro-brasileira, com performances de música, dança e poesia interpretadas por alunos e servidores da UFSC Blumenau.

Live: Novembro Negro e a sociedade que não olha além do que os olhos podem ver, com a professora Francis Tourinho
29 de novembro, 19h
Local: Instagram da UFSC Blumenau
Vamos conversar sobre como o racismo e o sexismo andam juntos e que mesmo assim as mulheres negras conseguem superar todos esses empecilhos e conquistar coisas maravilhosas. A professora Francis é pesquisadora em Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq e uma das homenageadas no Prêmio Propesq – Mulheres na Ciência – Especial Cientistas Negras de 2022.

Sarau do Livro “Direito, comunicação e cidadania: intersecções étnico-raciais”
30 de novembro, das 19h às 22h
Local: Auditório da UFSC Blumenau
(clique aqui para baixar o e-book)

O sarau visa o fortalecimento do contato universitário com a cultura negra com enfoque na área de educação para as relações étnico-raciais e para os direitos humanos, prestigia também a colaboração de grupos artísticos locais que integram o Coletivo Colmeia e realizam ações ligadas ao tema.

Contamos com a participação de diversos autores do livro os quais são vinculados a diversas instituições de ensino superior (UFSC, IFSC, Furb, Unilab e Unisociesc) e que desenvolvem coletivamente ações antirracistas. O referido livro contou com o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

Esta ação contará com performances do grupo Maracatu Capivara, do Movimento de Capoeira Canto com Axé e artistas visuais do Coletivo Colmeia, configurando-se como uma Polinização com enfoque antirracista deste coletivo blumenauense de artistas. As “Polinizações” do coletivo Colmeia visam a democratização da arte por meio do engajamento de artistas que desenvolvem ações culturais em distintos espaços da cidade, com livre acesso e gratuidade em todos os eventos.

23 de novembro a 2 de dezembro

A/R/TOGRAFANDO CORPOS NEGROS
Idealização: Jessé da Cruz
Fotógrafo: Rony Costa