UFSC entrega prêmio a cientistas negras nesta segunda, 21 de novembro

16/11/2022 18:14

A Universidade Federal de Santa Catarina entrega nesta segunda-feira, 21 de novembro, o Prêmio Propesq – Mulheres na Ciência – Especial Cientistas Negras para cinco pesquisadoras de diferentes áreas do conhecimento que se destacam pela sua trajetória na instituição. O prêmio, iniciativa da  Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesq), também marca um mês de programação intensa do Novembro Negro, cujas atividades começaram no dia 1 de novembro e seguem até o dia 30. A cerimônia ocorre às 16h, na Sala dos Conselhos da Reitoria.

O resultado do edital foi divulgado no início do mês, destacando que as premiadas  “promoveram excelentes contribuições para a ciência ao longo de suas trajetórias”. Apesar disso, o número de inscritas foi inferior ao das categorias disponíveis, indicativo da “pequena presença de mulheres negras no corpo docente da UFSC”, conforme sintetiza o documento. Com o objetivo de valorizar os trabalhos de todas as pesquisadoras e pensando em
uma politica de inclusão, a Propesq decidiu premiar todas as inscritas.

As homenageadas

1) Categoria Júnior concedido para pesquisadoras que obtiveram seu doutorado após 31/12/2015.

Cristiane Conceição Silva
CCE Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras (Humanidades)

Possui Graduação em Letras (Português e Linguística) pela USP (2002) e Licenciatura em Português também pela USP (2003). Possui mestrado em Linguística (Aquisição da Linguagem) pela USP (2008) e Especialização em Fonética e Fonologia do Espanhol realizada em Madri pelo Centro Superior de Investigaciones Científicas e Universidad Menéndez Pelayo (2009). Doutora em Linguística pela UNICAMP (2016) com a tese intitulada Análise fonético-experimental da entoação de declarativas e interrogativas em espanhol/LE. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Aquisição de Primeiras e Segundas Línguas. Professora adjunta no Departamento de Letras e Literaturas Estrangeiras, atua no âmbito da fonética experimental e desenvolve pesquisa sobre a aprendizagem da entoação em espanhol L2 e o atrito linguístico em PB L1.

2) Categoria Plena concedido para pesquisadoras que obtiveram seu doutorado entre 31/12/2000 e 31/12/2015.

Alexandra Eliza Vieira Alencar
CFH Antropologia (Humanidades)

Professora Adjunta A do Departamento de Antropologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutora (2015) e Mestra (2009) em Antropologia Social pela UFSC. Realizou de 2018 a 2019 Estágio Pós-Doutoral vinculado ao Projeto Direitos Humanos, Antropologia, Educação: experiências de formação em Gênero e Diversidades, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC (PPGICH/UFSC).Graduou-se em Bacharel em Jornalismo também pela UFSC (2006). Tem experiência na área de produção de vídeos, com ênfase em comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: comunidades negras de Florianópolis, invisibilidade negra e umbanda. É pesquisadora do Núcleo de Identidades e Relações Interétnicas da UFSC (NUER/UFSC), do Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades da UFSC (NIGS/UFSC) e do Instituto de Estudos de Gênero da UFSC (IEG/UFSC).

Elka Lima Hostensky
CFH Psicologia (Humanidades)

Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina, pesquisa temas de subjetividade e trabalho; saúde mental; ergonomia da atividade; qualidade de vida no trabalho; riscos psicossociais; trajetórias estudantis e profissionais de jovens e adultos

Francis Solange Vieira Tourinho
CCS Enfermagem (Vida)

Professora Associada III do Departamento de Enfermagem. Pesquisadora em Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora. Membro do Comitê Assessor da Área de Enfermagem da CAPES / 2018- 2021. Coordenação do GT de Populações (In)visibilisadas e Diversidades da Associação Brasileira de Educação Médica – ABEM. Líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de investigação do cuidado, segurança do paciente, e inovação tecnológica em enfermagem e saúde. É membro fundadora do Laboratório de Inovação tecnológicas em Saúde -LAIS/HUOL/UFRN, Membro do Laboratório de Investigação do Cuidado, Segurança, Tecnologias em Saúde e Enfermagem – LABTEC/UFRN , e faculty no curso da Foundation for Advancement of International Medical Education and Research – FAIMER Brasil.

Karine de Souza Silva
CSE Economia e Relações Internacionais (Humanidades)

Professora dos Programas de Pós-graduação em Direito e em Relações Internacionais. Pesquisadora Produtividade em Pesquisa PQ CNPq. Realizou Pós-Doutorado na Katholieke Universiteit Leuven e na Université Libre de Bruxelles, Bélgica. Doutora e Mestre em Direito Internacional pela Universidade Federal de Santa Catarina; Fez Estágio Doutoral na Universidad de Sevilla /Espanha. Fez Pós-graduação lato sensu na Universidad Internacional de Andalucía, Espanha. Professora visitante da Universidade Técnica de Moçambique, da Middlebery University, nos Estados Unidos, Universidade do Minho, em Portugal, da Universidade de Pisa, na Itália, da Université Libre de Bruxelles, na Bélgica, e da Universidad de Valladolid, Espanha. É coordenadora do “EIRENÈ – Centro de Pesquisas e práticas Decoloniais e Pós-coloniais aplicadas às Relações Internacionais e ao Direito Internacional”, e do projeto de extensão “Núcleo de Apoio a Imigrantes e Refugiados” (NAIR/Eirenè/UFSC).

Tags: Cientistas NegrasMulheres na CiênciaNovembro Negro 2022UFSCUniversidade Federal de Santa Catarina