Edição 2024
O curso de Graduação em Relações Internacionais da UFSC promove palestra intitulada “Os processos de independência nas Américas – História e Atualidades do Haiti” nesta quinta-feira, 9 de novembro, das 14h20 às 16h, na sala 115 do Centro Socioeconômico (CSE), bloco B. A palestra é aberta a toda a comunidade universitária.
A palestra e debate serão conduzidos pela estudante haitiana Ruth Tattegrain, do curso de Relações Internacionais da UFSC.
Mais informações pelo e-mail imdh@contato.ufsc.br
O debate sobre a branquitude no Brasil: reflexões e diálogos históricos
O que é a branquitude? Nesta palestra, serão abordadas as reflexões e diálogos históricos sobre a relações raciais e branquitude no Brasil, explorando as raízes históricas dessa construção social. A palestra busca proporcionar um espaço para a discussão crítica das questões raciais no contexto brasileiro e a compreensão da identidade racial branca no Brasil. Busca-se fornecer aos participantes algumas ferramentas para reconhecer e analisar os privilégios associados a branquitude, bem como incentivar ações proativas na luta contra o racismo. Ao explorar a construção social da branquitude, espera-se criar um ambiente de aprendizado e discussão que promova a inclusão, a empatia e o engajamento na promoção da equidade racial na sociedade brasileira.
Esse evento está sendo realizado em parceria com a Justiça Federal de Santa Catarina.
Dia 13/11
Horário: 15:30horas
Palestra com o Professor Dr. Willian Conceição.
Local: Auditório da JTSC. Rua Rua Paschoal Apóstolo Pítsica, 4810, Beira Mar Norte, Florianópolis.
A restituição da história africana
José Rivair Macedo /UFRGS
Debate e mediação:Enrique Espada (História) e Coumba Diatta (Literatura)
Link de inscrições para certificado: Inscricoes UFSC
Mais informações:
UFSC promove o II Seminário Kadila com debates em torno de vozes africanas em novembro
Provavelmente já ouviu falar que Haïti é o primeiro povo negro que se libertou da escravidão. Mas, talvez ignore contra quem ganhou essa batalha.
Sabe qual é a importância da Revolução haitiana no movimento da negritude no mundo?
Uma conversa com Jean Samuel Rosier que é professor substituto de economia da FURB. Doutorando em Relações Internacionais, mestre (2017) e bacharel (2015) em economia pela UFSC e Ruth Anastazia Tattegrain Julien que é Academica de Relação internacional da UFSC e tradutora de inglês, Português, Francês, Creole Haitiano.
A comunidade Haitiana na universidade Federal de Santa Catarina/Florianópolis vem lhe convidar no dia 17/11/2023, às 16:30 para debater e discutir sobre a história da luta do exército negro de Jean Jacques Dessalines que venceu aquele de Napoléon Bonaparte no dia 18/11/1803 no solo Santo Domingo, antigo Haïti.
O evento Celebrando a Diversidade na Ciência, promovido pelo Laboratório de Neuroplasticidade (Lanep) da UFSC, está com inscrições abertas. Com extensa programação nos dias 20 e 21 de novembro, o simpósio ocorre das 9 às 17h, no Auditório do Centro de Ciências Biológicas (CCB). Serão realizadas palestras e debates com especialistas da UFSC, Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), entre outras. O objetivo é promover a inclusão e a equidade na ciência, oferecendo um espaço para vozes diversas serem ouvidas e compartilhadas.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo link. Haverá a emissão de certificados de até 20h, de acordo com as palestras nas quais a pessoa participante se inscrever e assistir.
A programação será aberta na segunda-feira, dia 20, às 9h15, com a palestra “Quem faz ciência, e a ciência como espaço de inclusão: avanços e desafios em uma perspectiva interseccional”, com o professor Rodrigo Moretti-Pires, do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFSC). Na segunda-feira também haverá palestras sobre pesquisa de pessoas LGBTQIAPN+, promoção de igualdade de gênero, preconceitos, disparidade de gênero, entre outros temas.
O segundo dia de evento, a terça-feira, será iniciada com uma palestra sobre mulheres e meninas nas ciências, acessibilidade educacional, racismo sistêmico, e pessoas indígenas na Universidade. A vice-reitora da UFSC, Joana Célia dos Passos, fará a palestra de encerramento do evento, na terça-feira, às 15h15, com a palestra intitulada “Celebrar a diversidade e as diferenças na Ciência? Para quê?”.
Segundo os organizadores, o evento busca criar um ambiente de aprendizado e diálogo onde os participantes desenvolvam estratégias para tornar a ciência mais inclusiva e representativa das diferentes comunidades. A organização é coordenada pela professora Patricia de Souza Brocardo e a comissão organizadora inclui os professores Juliano Andreoli Miyake, Kieiv Moura, Eloisa Pavesi, Eduardo Moreira e Manuella Kaster.
Mais informações e programação completa podem ser acessadas no site do evento.
CARNE: Calulu
ARROZ BRANCO/INTEGRAL/FEIJÃO CARIOCA
COMPLEMENTO ALMOÇO: Cuscuz
SALADA 1: Repolho
SALADA 2: Beterraba
SOBREMESA: Fruta MOLHO
SALADA: Molho de mostarda
CINE Debate – M8 – Quando a morte socorre a vida
http://inscricoes.ufsc.br/cinedebatem8
20/11/2023 – 18h30 no auditório da Pós-graduação do CCS – 150 vagas
Em M8 – Quando a Morte Socorre a Vida, Maurício (Juan Paiva) acabou de ingressar na renomada Universidade Federal de Medicina. Na sua primeira aula de anatomia ele conhece M8, o cadáver que servirá de estudo para ele e os amigos. Durante o semestre, o mistério da identidade do corpo só poderá ser solucionado depois que ele enfrentar suas próprias angústias. A Atividade será um CINE Debate onde após a exibição do filme, os participantes irão debater sobre os temas como racismo, cotas, morte de jovens negros, responsabilidade social da escola médica.
OFICINA: Construções antirracistas: a responsabilidade social nos cursos da saúde
http://inscricoes.ufsc.br/ccsoficinaantirracista
21/11/2023 – 14h00 no Auditório do Bloco Didático Pedagógico do HU – 50 vagas
Objetivo: Proporcionar reflexão crítica a respeito do papel das escolas, cursos de saúde na luta antirracista e contribuições na superação de estruturas de opressão em nossa sociedade, levando os participantes a pensarem propostas nesse sentido a partir da problematização de casos. O ensino universitário brasileiro, tradicionalmente, se origina e consolida a partir de bases excludentes e elitistas, sendo o seu conhecimento e experiências de ensino, pesquisa e até mesmo extensão produzidos sem dialogar com a realidade e contradições da sociedade brasileira. Isso é importante se pensar, sobretudo, nas escolas médicas pois, em geral, ali se formam carreiras profissionais e acadêmicas que até o advento da política de cotas, pouco ou nada dialogavam com o perfil étnico-racial da nossa população. Sendo o racismo e a profunda desigualdade racial uma grande problemática nacional, se faz necessário que as escolas médicas entendam a sua responsabilidade social na transformação dessa realidade. Por escolas médicas que pensem ensino, pesquisa e extensão socialmente referenciados.