Edição 2024
Em celebração à Semana da Consciência Negra, a Sala Verde UFSC promove um evento sobre a valorização da cultura negra e da tradição do Coco de Roda na terça-feira, 19 de novembro, em parceria com o projeto Saia do Mar: intercâmbio cultural e vivências entre o Nordeste e o Sul, fomentado pelo Programa Funarte Retomada 2023 – Música, do Ministério da Cultura. A atividade é gratuita, aberta a todo o público e ocorre no auditório Garapuvu, no Centro de Eventos da UFSC, das 14h às 20h. Haverá certificação e acessibilidade em Libras. Menores de 16 anos devem estar acompanhados por um responsável.
Programação
14h às 17h – Oficina Saia do Mar: intercâmbio cultural e vivências entre o Nordeste e o Sul + Coco de Roda da Paraíba
Com Mestra Ana do Coco e Ismael do Coco, do grupo Novo Quilombo
Inscrições: inscricoes.ufsc.br/activities/11003
18h às 20h – Mesa de conversa Conexão Cultural Sul e Nordeste: valorização e retomada do Coco, uma linguagem cultural de 200 anos
Com a Mestra Ana do Coco
Inscrições: inscricoes.ufsc.br/activities/11004
Mais informações no site da Sala Verde UFSC.
A Justiça Federal de Santa Catarina (JFSC) e a Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem a palestra online “O enfrentamento ao racismo institucional como via de segurança psicológica”, com a palestrante Bárbara Carine Soares Pinheiro (@uma_intelectual_diferentona), no dia 27 de novembro, quarta-feira, às 15h com transmissão ao vivo pelo canal da Justiça Federal de Santa Catarina no YouTube. Além de sua influência digital, Bárbara é educadora, pesquisadora, autora de livros de letramento racial, inclusive seu último best-seller “Como ser um educador antirracista“, acaba de ser uma das obras ganhadoras do Prêmio Jabuti de 2024.
A palestra integra o Novembro Negro UFSC e as ações relativas ao Mês da Consciência Negra na JFSC. O objetivo é apresentar a ideia de racismo institucional dentro da perspectiva social de raça, apontando caminhos de superação por meio da educação antirracista em todos os complexos sociais e pautando a importância da segurança psicológica das maiorias minorizadas, sobretudo a comunidade negra, nas diversas instituições sociais.
Sobre a palestrante
Bárbara Carine Soares Pinheiro é professora adjunta do Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Formada em Química e em Filosofia pela UFBA, é mestra e doutora em ensino de Química pela UFBA e pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Realizou estágio de pós-doutorado na Cátedra de Educação Básica (IEA/USP).
É autora de livros como “@descolonizando_saberes: mulheres negras na ciência” e “História preta das coisas: 50 invenções científico-tecnológicas de pessoas negras” (ambos finalistas do prêmio Jabuti) e do ganhador do Jabuti 2024, “Como ser um educador antirracista“. É idealizadora, sócia e consultora pedagógica da Escola Maria Felipa, primeira escola afro-brasileira do país.
A primeira edição do Fórum “Teatro Negro Brasileiro de Ontem e Hoje” ocorre de 26 a 28 de novembro (terça, quarta e quinta-feira), no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A programação inclui palestras sobre a presença cênica do artista negro brasileiro, além de oficinas e uma apresentação do espetáculo “Amor, Negro Amor”. Todas as atividades são gratuitas.
Promovido pele coletivo Ação Zumbi, o evento conta com o apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE/UFSC), do Serviço Social do Comércio (Sesc) e patrocínio da Prefeitura Municipal de Florianópolis.
Quinta-feira | 28/11
19h30 – Espetáculo “Amor, Negro Amor”
Local: Auditório Garapuvu
Ingressos: gratuitos disponíveis pelo Sympla – acesse aqui
Classificação: 16 anos
Duração: 100min
O espetáculo “Amor, Negro Amor” aborda como principal questão a solidão da mulher negra. Nele, a espectadora e o espectador são convidados a atravessar localidades e épocas distintas, conhecendo realidades de mulheres e homens negros que vivenciam diferentes formas de amor e desamor.
As questões sociais expostas são de extrema relevância e perduram até os dias atuais, como a desigualdade, o abuso de poder, o racismo, o machismo, o sexismo, a LGBTQIA+fobia e a violência contra a mulher. As cenas são costuradas por músicas e danças de origem africana e revelam a importância da nossa ancestralidade diaspórica. Nessa narrativa, que vai do passado até os dias atuais, o coro ancestral composto por 28 artistas (atores e músicos) é quem conduz o público como um contador de histórias através dos tempos.
Coletivo Ação Zumbi
O Coletivo Ação Zumbi nasceu em novembro de 2003, em Florianópolis – SC, fruto do anseio de suas idealizadoras e fundadoras Lelette Coutto, Marga Vieira e Fernanda Rosa, com o propósito principal de fomentar e incentivar iniciativas que contribuam para o fortalecimento e a visibilidade artística/cultural da cultura negra. Ao longo desses anos vem desenvolvendo projetos nas áreas de teatro, cinema, dança, vídeo, entre outras, que incluem a montagem de espetáculos, oficinas e organização de eventos. Suas ações sempre denotaram o objetivo da inclusão social, o desenvolvimento sócio educativo, através da capacitação de jovens e da revelação de talentos trazidos de comunidades periféricas. O Ação Zumbi sempre lutou para a manutenção de seu espaço cultural para uso, sobretudo, da população negra, a fim de popularizar as modalidades artísticas próprias desta cultura.
O Laboratório de Estudos em História da África (LEHAf), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com o Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) promove nesta quinta-feira, 29 de novembro, as 19h, a palestra com tema O modelo negro no atelier de Martinho de Haro, na Sala Multimídia do Museu de Imagem e Som (MIS) do Centro Integrado de Cultural (CIC). O evento é gratuito e oferece certificado de três horas.
O evento faz parte do Ciclo de Conferências no MASC, uma atividade de extensão universitária coordenada pelo professor Sílvio Marcus de Souza Correa, supervisor do LEHAf.
Nesta última conferência, o professor apresentará uma análise que parte de uma nova perspectiva da história da arte para problematizar o anonimato de modelos negros na pintura ocidental, com ênfase em obras de Martinho de Haro.
A abordagem articula conceitos como os cronotopos de Bakhtin e explora como esses retratos dialogam com a escravidão insular, o pós-emancipação e a construção do mito da “democracia racial” brasileira. Maria Helena Barbosa (NAE/MASC) será a moderadora do encontro.
Mais informações no link.