-
Novembro Negro 2024: UFSC promove ações de conscientização
Publicado em 12/11/2024 às 11:30A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) organiza, ao longo do mês de novembro, uma série de atividades para fomentar o antirracismo na instituição. Durante o mês em que se celebra a Consciência Negra, a UFSC organiza uma Audiência Pública para discutir propostas de combate ao racismo institucional, cursos de capacitação e debates junto à comunidade, além de eventos culturais que abordem os temas das relações étnico-raciais.
“Este é um Novembro Negro com mais atividades de formação e de dar um passo adiante como uma universidade antirracista”, salienta a vice-reitora Joana Célia dos Passos. “São muitas as pautas em que precisamos avançar, a principal delas sendo as questões levantadas no Relatório de Monitoramento e Avaliação da Política de Enfrentamento ao Racismo na UFSC. Preocupada com o cenário apresentado sobre os concursos públicos e a não ocupaçao de vagas para docentes negros, a nossa gestão nomeou uma comissão para formular propostas que respondam a esse desafio. As propostas têm sido discutidas nas unidades de ensino e serão apresentadas à comunidade em geral. Todos(as) são convidados a participar”, reforça.
As propostas serão conhecidas durante uma Audiência Pública no dia 19 de novembro, às 18h, na Sala Pitangueiras, do Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, em Florianópolis. A audiência pública terá transmissão ao vivo, pelo YouTube da TV UFSC.
>> Conheça o Relatório de Monitoramento e Avaliação da Política de Enfrentamento ao Racismo na UFSC
>> Saiba mais na notícia UFSC deve demorar 150 anos pra atingir mínimo de 20% de servidores negros, mostra relatório
Continue a leitura » » -
UFSC apresenta propostas para ampliar ingresso de pessoas negras no magistério superior
Publicado em 22/11/2024 às 16:13Imagem: TV UFSC
Como parte das atividades promovidas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para fomentar o antirracismo na instituição, foi realizada uma Audiência Pública nesta terça-feira, 19 de novembro, na Sala Pitangueiras, do Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, em Florianópolis (SC). O evento foi transmitido ao vivo e está disponível no canal do YouTube da TV UFSC.
Preocupada com o cenário apresentado sobre os concursos públicos e a não ocupação de vagas por docentes negros(as), a atual gestão da UFSC nomeou, em julho de 2024, uma comissão no intuito de revisar e propor alterações na Resolução Normativa nº 34/CUn/2013 (a qual estabelece as normas para o ingresso na carreira do magistério superior). Iniciativas deste tipo são necessárias para que a Universidade possa atingir ao menos o mínimo de 20% estipulado em lei, aponta o Relatório de Monitoramento e Avaliação da Política de Enfrentamento ao Racismo na UFSC.
Durante a Audiência, duas mesas de trabalho foram compostas. A primeira com membros da gestão da UFSC, que contou com a participação da vice-reitora Joana Célia dos Passos; das pró-reitoras de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodegesp), Sandra Regina Carrieri de Souza; de Graduação e de Educação Básica (Prograd), Dilceane Carraro; e de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe), Leslie Sedrez Chaves.
Vice-reitora, Joana Célia dos Passos. Fotos: SECOM/UFSC
Representando a Proafe, promotora do evento, a pró-reitora Leslie reforçou que o momento é “histórico”, uma vez que o tema e a mudança na UFSC são “extremamente necessárias” e, sendo uma das primeiras professoras cotistas da instituição, reconhece que o diferencial é ter políticas públicas que mudem a realidade de estudantes e trabalhadores(as) da Universidade. Para além de discutir o Racismo, Leslie ressaltou que a atual “gestão decidiu detectar e enfrentar este problema na instituição” e busca, com este desafio, o engajamento da comunidade universitária e da sociedade em geral para consolidar este debate.
Continue a leitura » » -
Núcleo de estudos da UFSC Araranguá coleta relatos de racismo na UFSC para campanha de conscientização
Publicado em 12/11/2024 às 10:41O Núcleo de Estudos Afro-latino-americanos, dos Povos Originários, Quilombolas e Diversidades (Neabi/UFSC) do Campus de Araranguá promove a campanha “Vozes que Enfrentam: da Resistência à Denúncia” e pedem a contribuição da comunidade universitária da UFSC com o envio de relatos de manifestações de racismo que tenham vivenciado na universidade.
“Reconhecer e expor as manifestações de racismo é um passo fundamental para combatê-lo, e para isso é preciso dar o nome às situações vivenciadas dentro da UFSC”, explica o grupo. A campanha consiste em publicar as frases compartilhadas em cartazes e nas redes sociais do grupo. Os organizadores asseguram o sigilo das informações.
Interessados em contribuir com relatos podem enviar por meio do formulário. Após o preenchimento, será criada uma arte representativa, cuja versão final será enviada para o e-mail informado no formulário para aprovação prévia. Podem participar pessoas da comunidade de qualquer campus da UFSC.
-
UFSC oferece formação para servidores e estudantes de pós-graduação para atuarem em bancas de heteroidentificação
Publicado em 07/11/2024 às 13:58O Departamento de Validações (DV) da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está com inscrições abertas para o curso de Formação para Bancas de Heteroidentificação: Relações Raciais no Brasil e Ações Afirmativas. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio de formulário, até 9 de novembro. Os participantes recebem um certificado de 20 horas. A atividade é destinada a servidores e estudantes de pós-graduação.
O curso ocorre de 12 a 13 de novembro, das 8h às 12h e das 14h às 18h, no Anfiteatro do Espaço Físico Integrado (EFI). O evento conta com 16 horas de aulas presenciais, com transmissão síncrona para os campi, e 4 horas de atividades assíncronas.
A iniciativa integra a programação do Novembro Negro UFSC. Saiba mais acessando o site novembronegro.ufsc.br.
Mais informações sobre o curso no site do Departamento de Validações.
-
UFSC é homenageada na Câmara Municipal por trabalho de enfrentamento ao racismo
Publicado em 07/11/2023 às 10:23Pró-reitora e vice-reitora recebem diploma de Mérito pelos vereadores Tânia Ramos e Pedro Cabral nesta segunda-feira, dia 6 (Foto: Divulgação/CMF)
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebeu, por meio da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe), uma homenagem da Câmara Municipal de Florianópolis (CMF) nesta segunda-feira, 6 de novembro. A ação foi solicitada pela vereadora Tânia Ramos, em comemoração ao Novembro Negro.
>> Acompanhe a programação do Novembro Negro UFSC
A pró-reitoria recebeu Diploma de Mérito por “seu trabalho na luta pela igualdade, justiça e dignidade, desempenhando importante papel por suas ações, onde suas lideranças têm inspirado gerações a enfrentar o racismo e a lutar por um mundo mais inclusivo e equitativo”. A pró-reitora Leslie Sedrez Chaves e a vice-reitora Joana Célia dos Passos receberam o diploma pessoalmente.
A sessão teve transmissão ao vivo. A Universidade foi uma das entidades e personalidades homenageadas na sessão, que condecorou especialmente o Movimento Negro Unificado (MNU), pelos 44 anos de atuação nacional.
com informações da Câmara Municipal de Florianópolis
-
Novembro Negro: UFSC organiza mês de atividades para construir uma instituição antirracista
Publicado em 06/11/2023 às 09:11A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) organiza, ao longo do mês de novembro, uma série de atividades para fomentar o antirracismo na instituição. Durante o mês em que se celebra a consciência negra, a UFSC busca promover visibilidade às pesquisas, atividades junto à comunidade e eventos culturais que abordem os temas das relações étnico-raciais.
As atividades são organizadas pelos setores administrativos e acadêmicos, além de coletivos e grupos de pesquisa da Universidade. A programação inclui seminários, rodas de conversa, oficinas, apresentações artístico-culturais, exposições, debates, mostra científica, gastronomia e muito mais.
Segundo Joana Célia dos Passos, vice-reitora da Universidade, a Administração Central tem marcado de diversas formas, durante todo o ano, a importância de tratar as questões raciais no cotidiano da UFSC. “Nesse sentido, o Novembro Negro é mais um momento em que podemos pautar que o Racismo não será tolerado na UFSC, em nenhuma circunstância e também um espaço para a gestão prestar contas sobre o que tem sido feito para isso. É um Novembro Negro construído com a participação de coletivos, grupos de pesquisa, cursos e também de órgãos da gestão. Essa experiência de construção, a quantidade de ações e a linda programação mostra que as pessoas estão querendo muito que essa discussão seja de fato parte integrante da UFSC”, declara Joana.
A programação é atualizada diariamente e é veiculada por meio do site novembronegro.ufsc.br.
Para a pró-reitora de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe) da UFSC, Leslie Sedrez Chaves, é também uma oportunidade para a instituição mostrar o quanto se avançou no combate ao racismo institucional.
“Em novembro completamos o primeiro ano da aprovação da Política de Enfrentamento ao Racismo Institucional, e desde então a UFSC tem se mobilizado para fazer o debate sobre o tema e implementar a Política. Este Novembro Negro será um momento de dialogar com a comunidade uiversitária sobre os avanços nessa implementação e apresentar o diagnóstico do racismo institucional na UFSC,” salienta a gestora.
Semana Institucional
A Proafe organiza, em conjunto com a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE), a Secretaria de Comunicação (Secom), as pró-reitorias de Pesquisa e Inovação (Propesq), e de Extensão (Proex), entre outras, a Semana Institucional no Novembro Negro, de 20 a 25 de novembro.
A programação inclui um seminário sobre a Implementação da Política de Enfrentamento ao Racismo Institucional, além de uma mostra científica, que ocorrerá nos dias 21 e 22 de novembro, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC.
Durante a mostra haverá a exposição de projetos de pesquisa, extensão e artístico-culturais.
Confira o calendário de eventos no site novembronegro.ufsc.br.
-
Novembro Negro UFSC: organização recebe inscrições de atividades para comporem a programação geral do evento
Publicado em 19/10/2023 às 11:28A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe) organiza o Novembro Negro UFSC 2023 e convida todas as unidades administrativas e acadêmicas da instituição a participarem. Nesta edição, a programação irá se estender durante todo o mês, e haverá uma semana institucional, com atividades concentradas entre os dias 20 e 24 de novembro.
O objetivo é centralizar e dar visibilidade às ações previstas pela Universidade que fomentem o debate sobre racismo institucional, enfrentamento ao racismo e desigualdade racial através de palestras, oficinas, exposições e atividades culturais afro-brasileiras.
Participe da programação oficial
A participação dos setores administrativos e acadêmicos da Universidade na programação geral do Novembro Negro está aberta. É possível inscrever atividades planejadas que busquem fomentar o debate sobre racismo institucional, enfrentamento ao racismo e desigualdade racial através de palestras, oficinas, exposições e atividades culturais afro-brasileiras.
Para inscrever atividades na programação geral, é necessário preencher o formulário até 27 de outubro. As ações cadastradas serão divulgadas no site novembronegro.ufsc.br, no site de Notícias da UFSC e nas redes sociais institucionais.
Inscrições abertas para feira científica de pesquisas, atividades de extensão e artístico-culturais
A programação do Novembro Negro UFSC incluirá, nesta edição de 2023, uma exposição de atividades de pesquisa, extensão e artístico-culturais. As inscrições estão abertas até 27 de outubro e devem ser feitas por meio de formulário online. Os trabalhos serão apresentados nos dias 21 e 22 de novembro, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC.
Os trabalhos a serem apresentados devem abordar, pelo menos um dos temas relacionados a relações étnico-raciais, desigualdade racial e antirracismo. As modalidades de apresentação poderão ser no formato de banners, mostra de dança, música e teatro, e exposição de obras de arte.
-
Novembro Negro UFSC: inscrições abertas para feira científica de pesquisas, atividades de extensão e artístico-culturais
Publicado em 18/10/2023 às 10:44A programação do Novembro Negro UFSC incluirá, nesta edição de 2023, uma exposição de atividades de pesquisa, extensão e artístico-culturais. As inscrições estão abertas até 27 de outubro e devem ser feitas por meio de formulário online. Os trabalhos serão apresentados nos dias 21 e 22 de novembro, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC.
Os trabalhos a serem apresentados devem abordar, pelo menos um dos temas relacionados a relações étnico-raciais, desigualdade racial e antirracismo. As modalidades de apresentação poderão ser no formato de banners, mostra de dança, música e teatro, e exposição de obras de arte.
-
Feira Afro e Quilombola ocorre nesta quarta-feira, 7 de dezembro
Publicado em 06/12/2022 às 08:25A Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe) promove a Feira Afro e Quilombola, nesta quarta-feira, 7 de dezembro, das 9h até 18h, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no Campus Universitário, em Florianópolis. O evento reúne as exposições de artesãos das comunidades quilombolas Comunidade da Aldeia, de Garopaba, e Toca de Santa Cruz, de Paulo Lopes, em conjunto com a Feira Afro Artesanal, de Florianópolis. A atividade busca visibilizar e apoiar o trabalho das comunidades quilombolas.
Mais informações no perfil do Instangram @feiraafroartesanal
-
UFSC aprova Política de Enfrentamento ao Racismo Institucional
Publicado em 01/12/2022 às 08:39A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) deu um passo determinante no combate à intolerância no ambiente universitário. O Conselho Universitário (CUn) aprovou por unanimidade, em sessão ordinária na terça-feira, 29 de novembro, a Política de Enfrentamento ao Racismo Institucional – um conjunto de normas, divididas em sete capítulos, que orienta desde a identificação de atos discriminatórios até a forma de denúncias, encaminhamentos e acolhimento das vítimas. O texto final é o resultado do empenho direto de um grupo de mais de 30 pessoas, que contou com representantes da UFSC, de movimentos sociais, entre outros; além de debate plural que promoveu audiência pública no início do mês.
A sessão que aprovou a Política de Enfrentamento ao Racismo Institucional teve a participação não apenas dos conselheiros do CUn. A leitura da minuta do texto e a votação foram acompanhadas por estudantes, servidores técnico-administrativos em educação, professores e representantes de movimentos sociais, como o Movimento Negro Unificado, que tem mais de 40 anos de atividade no Brasil.
Continue a leitura » »