Programação

Oct
30
Mon
48 anos de independência de Angola @UFSC, Escola Beatriz de Sousa Brito e Servidão Crescêncio Francisco Mariano, 149,
Oct 30 – Dec 2 dia inteiro

A Associação de Angolanos em Florianópolis (ASSAF) convida para comemorar os 48 anos de independência da Angola,  onde terá algumas atividades dentre elas Seminários, torneio de futsal 48 anos de independência de Angola e Festa da Dipanda. As atividade tem como objetivo Celebrar, comemorar, refletir sobre os 48 anos de independência de Angola.

PROGRAMAÇÃO 

De 31 de outubro a 2 de dezembro.

Dia 31/10 Abertura das atividades em alusão à independência de Angola com a fala magna do Rei Tchongolola Tchongonga Ekuikui VI.

Dia 7/11: Seminário 48 anos de independência de Angola, das 19h às 21h30 no Auditório da Biblioteca Universitária (Elke Hening).

Dia 9/11: Live na página do Instagram do @africa.sensation, das 20h30 às 21h30.

Dia 13/11: Seminário 48 anos de independência de Angola, das 19h às 21h30 no Auditório da Biblioteca Universitária (Elke Hening).

Dia 18/11: Torneio Internacional de Futsal 48 anos de independência de Angola, das 9h da manhã às 20h00 na Escola Beatriz de Sousa Brito, Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 600 Pantanal, Florianópolis.

Festa da Dipanda, dia 2/12, endereço: Servidão Crescêncio Francisco Mariano, 149, Pantanal, Florianópolis.

Nov
1
Wed
Exposição: Perspectivas @Hall do Auditório da Biblioteca Central
Nov 1 – Nov 30 dia inteiro

De 1 a 30 de novembro, a Biblioteca Central da UFSC recebe, no Hall do Auditório, a exposição “Perspectivas“, do Ateliê Smith.

A exposição “Perspectivas” é um evento em celebração ao novembro negro em que se celebra o dia da Consciência Negra (20 de novembro). A exposição é composta por obras elaboradas por um coletivo de artistas do Ateliê Smith. As telas são todas em pintura acrílica.

Sobre os artistas: O Ateliê Smith reúne artistas que utilizam diferentes ferramentas e técnicas em suas produções, mas juntos aprimoram seus trabalhos. Conheça os Artistas: Ana Luisa Caminha Corrêa; Carla Sadowski; Elyane Rangel; Eudes Espindola; Joel Figueira; Marcos Nunes; Maria Luiza de Lacerda Lima; Marilde Mafra; Marilene Ramos Andrada; Narcisa Amboni; Pedro Antonio Binato Fontana; Rosane G. Silvestre (Magah); Smith; Vanessa Amorin Lacerda.

No dia 21 de novembro, às 15h, será realizada uma confraternização com os artistas.

Contato do Ateliê: 48 99959-0072 | @atelier.smith

 

Créditos da arte: Smith “Obra adaptada de The problem we all life with de Norman Rockwell”, 1963.
Realização: BU Exposições.

Nov
6
Mon
UFSC Curitibanos: exposição de banners sobre legado africano no Brasil, Américas e no mundo @Hall do CBS01 e CEDUP, Curitibanos
Nov 6 – Nov 30 dia inteiro
UFSC Curitibanos: Músicas e vídeos afro-brasileiros @hall do CBS01, Curitibanos
Nov 6@12:45 – Nov 30@13:30
Nov
20
Mon
Exposição de arte, roda de conversa e Oficina Arte Africana – ministrada pelo estudante e artista plástico SchilomukOviç @Biblioteca Setorial de Blumenau e Auditório Professor Fernando Ribeiro do Campus de Blumenau
Nov 20 – Nov 24 dia inteiro

Exposição de arte, roda de conversa e Oficina Arte Africana – ministrada pelo estudante e artista plástico SchilomukOviç

Apresentar a trajetória do artista plástico SchilomukOviç, angolano e estudante internacional africano do curso de Engenharia de Controle e Automação do campus Blumenau. Ele irá falar sobre o seu processo criativo, expor os seus trabalhos e propor aos participantes na oficina expressar o que a África representa para cada um. A proposta será expressar-se através de desenho, pintura, etc

20 a 24 de novembro – Exposição Biblioteca Setorial de Blumenau

23 de novembro (quinta-feira)

Horário: 14h30 – Oficina Auditório Professor Fernando Ribeiro do Campus de Blumenau

Exposição: Graffiti em comemoração aos 50 anos da Cultura Hip-Hop @Varandão - Bloco A - CCE
Nov 20 – Nov 24 dia inteiro

A Exposição tem o objetivo de abordar a representatividade das pessoas pretas, indígenas, periféricas principalmente mulheres e do público LGBTQIA +, na cultura do Graffite que por muitas vezes são invisibilizadas, pela falta de recursos, acesso e o marxismo.

Nov
21
Tue
Celebrando a Diversidade na Ciência @Auditório do Centro de Ciências Biológicas (CCB)
Nov 21 dia inteiro

O evento Celebrando a Diversidade na Ciência, promovido pelo Laboratório de Neuroplasticidade (Lanep) da UFSC, está com inscrições abertas. Com extensa programação nos dias 20 e 21 de novembro, o simpósio ocorre das 9 às 17h, no Auditório do Centro de Ciências Biológicas (CCB). Serão realizadas palestras e debates com especialistas da UFSC, Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), entre outras. O objetivo é promover a inclusão e a equidade na ciência, oferecendo um espaço para vozes diversas serem ouvidas e compartilhadas.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo link. Haverá a emissão de certificados de até 20h, de acordo com as palestras nas quais a pessoa participante se inscrever e assistir.

A programação será aberta na segunda-feira, dia 20, às 9h15, com a palestra “Quem faz ciência, e a ciência como espaço de inclusão: avanços e desafios em uma perspectiva interseccional”, com o professor Rodrigo Moretti-Pires, do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFSC). Na segunda-feira também haverá palestras sobre pesquisa de pessoas LGBTQIAPN+, promoção de igualdade de gênero, preconceitos, disparidade de gênero, entre outros temas.

O segundo dia de evento, a terça-feira, será iniciada com uma palestra sobre mulheres e meninas nas ciências, acessibilidade educacional, racismo sistêmico, e pessoas indígenas na Universidade. A vice-reitora da UFSC, Joana Célia dos Passos, fará a palestra de encerramento do evento, na terça-feira, às 15h15, com a palestra intitulada “Celebrar a diversidade e as diferenças na Ciência? Para quê?”.

Segundo os organizadores, o evento busca criar um ambiente de aprendizado e diálogo onde os participantes desenvolvam estratégias para tornar a ciência mais inclusiva e representativa das diferentes comunidades. A organização é coordenada pela professora Patricia de Souza Brocardo e a comissão organizadora inclui os professores Juliano Andreoli Miyake, Kieiv Moura, Eloisa Pavesi, Eduardo Moreira e Manuella Kaster.

Mais informações e programação completa podem ser acessadas no site do evento.

Mostra Cientifica e Cultural com a temática étnico-racial @Centro de Eventos
Nov 21@10:00 – Nov 22@17:00

21/11 – 10h (Centro de Eventos – 2º andar):

Abertura da mostra de trabalhos desenvolvidos na UFSC, com a temática étnico-racial (CHAMADA Nº 32/2023 – PROPESQ/PROEX/SECARTE/PROAFE – Apresentação de projetos, trabalhos e atividades de pesquisa, extensão e artístico-culturais durante o evento Novembro Negro na UFSC).

*A atividade deverá contar com 12 apresentações de banners (trabalhos de pesquisa e extensão), 2 exposições fotográficas, 6 exibições de vídeos e mesas de debate, 1 apresentação de teatro (do Colégio de Aplicação) e 2 apresentações musicais (que se apresentarão junto com o Projeto 12:30). Esta ação ocorrerá nos dias 21/11 e 22/11, no 2º andar do Centro de Eventos.

Cronograma de exibições de vídeos e mesas de debate

21/11 -Exposições fotográficas “Campo, território vivo”(Eder Braz) e “Laroiê”(Luz Mariana Blet) e “Olhares” (Igor Henrique da Silva)
Apresentação do “Guia de estudos antirracistas para assistentes sociais e demais interessados/as/es” (Cristiane Sabino)
Apresentação de banners

10h15 – Exibição da artística audiovisual: “Oxum – Ventre Negro, Cabaça Sagrada Ancestral”

              11h – Quilombo, saúde e território: Relato de experiencia de apoio psicossocial ao Quilombo Vidal Martins.-SC

22/11 – 10h – Eu também falo português

             11h – NEABI – Araranguá

22/11 – Projeto 12h30

Nov
22
Wed
Palestra: ‘Africanos e Negros na História do Império Russo’ @Online
Nov 22@14:00 – 15:30

O Grupo de estudos e pesquisa sobre a Rússia da Universidade Federal de Santa Catarina (PRORUS/UFSC) promove, no dia 22 de novembro, quarta-feira, a palestra “Muito Além das Fronteiras: Africanos e Negros na História do Império Russo”. A palestra será proferida por Fábio Muniz, professor de História da África e mestre em História pela Universidade Federal de Uberlândia.

A atividade, que será on-line, ocorre às 14h e é aberta a todos. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail fred.campos@ufsc.br. Será fornecido certificado de 2 horas de participação.

Mais informações pelo e-mail fred.campos@ufsc.br

UFSC Curitibanos: Projeto Curitiblack – Ciência Através da Ancestralidade @CEDUP, Curitibanos
Nov 22@16:00