Edição 2024
A restituição da história africana
José Rivair Macedo /UFRGS
Debate e mediação:Enrique Espada (História) e Coumba Diatta (Literatura)
Link de inscrições para certificado: Inscricoes UFSC
Mais informações:
UFSC promove o II Seminário Kadila com debates em torno de vozes africanas em novembro
Exposição de arte, roda de conversa e Oficina Arte Africana – ministrada pelo estudante e artista plástico SchilomukOviç
Apresentar a trajetória do artista plástico SchilomukOviç, angolano e estudante internacional africano do curso de Engenharia de Controle e Automação do campus Blumenau. Ele irá falar sobre o seu processo criativo, expor os seus trabalhos e propor aos participantes na oficina expressar o que a África representa para cada um. A proposta será expressar-se através de desenho, pintura, etc
20 a 24 de novembro – Exposição Biblioteca Setorial de Blumenau
23 de novembro (quinta-feira)
Horário: 14h30 – Oficina Auditório Professor Fernando Ribeiro do Campus de Blumenau
A Exposição tem o objetivo de abordar a representatividade das pessoas pretas, indígenas, periféricas principalmente mulheres e do público LGBTQIA +, na cultura do Graffite que por muitas vezes são invisibilizadas, pela falta de recursos, acesso e o marxismo.
Aulão de Capoeira em Curitibanos, com a participação do professor Robson Weber (Mestre de capoeira)
Como o milho, de origem americana, tornou-se base na comida africana – parte 1.
OFICINA: Construções antirracistas: a responsabilidade social nos cursos da saúde
http://inscricoes.ufsc.br/ccsoficinaantirracista
21/11/2023 – 14h00 no Auditório do Bloco Didático Pedagógico do HU – 50 vagas
Objetivo: Proporcionar reflexão crítica a respeito do papel das escolas, cursos de saúde na luta antirracista e contribuições na superação de estruturas de opressão em nossa sociedade, levando os participantes a pensarem propostas nesse sentido a partir da problematização de casos. O ensino universitário brasileiro, tradicionalmente, se origina e consolida a partir de bases excludentes e elitistas, sendo o seu conhecimento e experiências de ensino, pesquisa e até mesmo extensão produzidos sem dialogar com a realidade e contradições da sociedade brasileira. Isso é importante se pensar, sobretudo, nas escolas médicas pois, em geral, ali se formam carreiras profissionais e acadêmicas que até o advento da política de cotas, pouco ou nada dialogavam com o perfil étnico-racial da nossa população. Sendo o racismo e a profunda desigualdade racial uma grande problemática nacional, se faz necessário que as escolas médicas entendam a sua responsabilidade social na transformação dessa realidade. Por escolas médicas que pensem ensino, pesquisa e extensão socialmente referenciados.
Como o milho, de origem americana, tornou-se base na comida africana – parte 1.