Edição 2024
No dia 1º de novembro às 19h, a Biblioteca Central fará a exibição comentada do documentário “Em nome de Cruz e Sousa” no Auditório Elke Hering.
A exibição será seguida de debate, participarão do bate papo: Beatriz Mamigonian (profa. História/UFSC e roteirista do filme) e José Rafael Mamigonian (diretor).
O documentário é baseado em extensa pesquisa histórica e iconográfica em arquivos públicos – Arquivo Público do Estado de Santa Catarina, Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, Casa de Memória de Florianópolis, Instituto Carl Hoepcke, Biblioteca Pública de Santa Catarina, Obras Raras da Biblioteca Universitária/UFSC, Arquivo Nacional e Fundação Casa Rui Barbosa – bem como em diversos acervos particulares.
O “Seminário 48 anos de independência de Angola”, promovido em parceria pela Associação de Angolanos em Florianópolis (ASSAF) e pela UFSC, por meio do Instituto Kadila, Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) e Secretaria de Relações Internacionais (Sinter), ocorre nos dias 7 e 8 de novembro, das 19h às 21h no Auditório da Biblioteca Universitária Elke Heuring.
Nos dois dias do evento haverá palestras relacionadas à temática.
Antropologia anti-colonial os direitos dos Gikuyu
Rosa Acevedo Marin / UFPA e PNCSA
Debate e mediação: Ilka Boaventura Leite (Antropologia) e Eduardo Sala
https://youtube.com/live/PXUziHOQZGM
Mais informações:
UFSC promove o II Seminário Kadila com debates em torno de vozes africanas em novembro
O historiador Mário Maestri, autor de obras sobre a história brasileira, falará em uma conferência na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com o título Historiografia da escravidão no Brasil. A palestra será na quarta-feira, 8 de novembro, às 18h30, no mini auditório do Departamento de Ciências da Administração, sala D117, do Centro Socieconômico, no Campus de Florianópolis. O evento é organizado pelo Instituto de Estudos Latino-americanos (Iela).
O conteúdo do seu mais recente livro, Filhos de Cã, Filhos de Cão – o trabalhador escravizado na historiografia brasileira – Ensaio de interpretação marxista, será o tema do debate. Militante político durante a ditadura militar foi preso, julgado e absolvido, indo então para o Chile onde militou no MIR e participou da resistência ao golpe de 1973. Com a consolidação do golpe no Chile viajou para o México e depois para a Bélgica onde finalizou sua graduação no Centro de História da África da Universidade Católica de Lovaina.
O conferencista fez mestrado defendendo o tema da África negra pré-colonial e seu doutorado tratou da escravidão colonial no Rio Grande do Sul, trabalho pioneiro focando na resistência do trabalhador escravizado no sul do Brasil. Seu orientador nos dois trabalhos foi o africanista Jean-Luc Vellut. Mário Maestri atualmente vive na Itália, mas segue ativo na pesquisa e na escrita.
Mais informações pelo e-mail iela@contato.ufsc.br.
O curso de Graduação em Relações Internacionais da UFSC promove palestra intitulada “Os processos de independência nas Américas – História e Atualidades do Haiti” nesta quinta-feira, 9 de novembro, das 14h20 às 16h, na sala 115 do Centro Socioeconômico (CSE), bloco B. A palestra é aberta a toda a comunidade universitária.
A palestra e debate serão conduzidos pela estudante haitiana Ruth Tattegrain, do curso de Relações Internacionais da UFSC.
Mais informações pelo e-mail imdh@contato.ufsc.br