Edição 2024

out
30
seg
48 anos de independência de Angola @UFSC, Escola Beatriz de Sousa Brito e Servidão Crescêncio Francisco Mariano, 149,
out 30 – dez 2 dia inteiro

A Associação de Angolanos em Florianópolis (ASSAF) convida para comemorar os 48 anos de independência da Angola,  onde terá algumas atividades dentre elas Seminários, torneio de futsal 48 anos de independência de Angola e Festa da Dipanda. As atividade tem como objetivo Celebrar, comemorar, refletir sobre os 48 anos de independência de Angola.

PROGRAMAÇÃO 

De 31 de outubro a 2 de dezembro.

Dia 31/10 Abertura das atividades em alusão à independência de Angola com a fala magna do Rei Tchongolola Tchongonga Ekuikui VI.

Dia 7/11: Seminário 48 anos de independência de Angola, das 19h às 21h30 no Auditório da Biblioteca Universitária (Elke Hening).

Dia 9/11: Live na página do Instagram do @africa.sensation, das 20h30 às 21h30.

Dia 13/11: Seminário 48 anos de independência de Angola, das 19h às 21h30 no Auditório da Biblioteca Universitária (Elke Hening).

Dia 18/11: Torneio Internacional de Futsal 48 anos de independência de Angola, das 9h da manhã às 20h00 na Escola Beatriz de Sousa Brito, Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 600 Pantanal, Florianópolis.

Festa da Dipanda, dia 2/12, endereço: Servidão Crescêncio Francisco Mariano, 149, Pantanal, Florianópolis.

nov
6
seg
UFSC Curitibanos: exposição de banners sobre legado africano no Brasil, Américas e no mundo @Hall do CBS01 e CEDUP, Curitibanos
nov 6 – nov 30 dia inteiro
UFSC Curitibanos: Músicas e vídeos afro-brasileiros @hall do CBS01, Curitibanos
nov 6@12:45 – nov 30@13:30
nov
13
seg
Seminário Kadila: África vozes e pensamentos @Kadila no Youtube
nov 13@19:00
No mês da consciência Negra, o Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas promove o II Seminário Kadila, que compreende um ciclo de debates em torno de vozes africanas de relevo nas diferentes áreas do saber. Serão realizados 3 debates, na modalidade virtual, a serem transmitidos pelo canal do YouTube do Instituto Kadila.
Cada encontro totalizará duas horas e conta com apresentador(a), debatedor(a) e mediador(a).
13/11- 19:00 – Cheikh Anta Diop
A restituição da história africana
José Rivair Macedo /UFRGS
Debate e mediação:Enrique Espada (História) e Coumba Diatta (Literatura)

Link de inscrições para certificado: Inscricoes UFSC

 

Mais informações:
UFSC promove o II Seminário Kadila com debates em torno de vozes africanas em novembro

nov
20
seg
Exposição de arte, roda de conversa e Oficina Arte Africana – ministrada pelo estudante e artista plástico SchilomukOviç @Biblioteca Setorial de Blumenau e Auditório Professor Fernando Ribeiro do Campus de Blumenau
nov 20 – nov 24 dia inteiro

Exposição de arte, roda de conversa e Oficina Arte Africana – ministrada pelo estudante e artista plástico SchilomukOviç

Apresentar a trajetória do artista plástico SchilomukOviç, angolano e estudante internacional africano do curso de Engenharia de Controle e Automação do campus Blumenau. Ele irá falar sobre o seu processo criativo, expor os seus trabalhos e propor aos participantes na oficina expressar o que a África representa para cada um. A proposta será expressar-se através de desenho, pintura, etc

20 a 24 de novembro – Exposição Biblioteca Setorial de Blumenau

23 de novembro (quinta-feira)

Horário: 14h30 – Oficina Auditório Professor Fernando Ribeiro do Campus de Blumenau

Cine-debate: O menino que descobriu o vento @Auditório do CCB
nov 20@18:00 – 20:00
Debates sobre as dificuldades enfrentadas em países de matrizes africanas.
CINE Debate – M8 – Quando a morte socorre a vida @Auditório do CCS
nov 20@18:30

CINE Debate – M8 – Quando a morte socorre a vida

 http://inscricoes.ufsc.br/cinedebatem8

20/11/2023 – 18h30 no auditório da Pós-graduação do CCS – 150 vagas

Em M8 – Quando a Morte Socorre a Vida, Maurício (Juan Paiva) acabou de ingressar na renomada Universidade Federal de Medicina. Na sua primeira aula de anatomia ele conhece M8, o cadáver que servirá de estudo para ele e os amigos. Durante o semestre, o mistério da identidade do corpo só poderá ser solucionado depois que ele enfrentar suas próprias angústias. A Atividade será um CINE Debate onde após a exibição do filme, os participantes irão debater sobre os temas como racismo, cotas, morte de jovens negros, responsabilidade social da escola médica.

UFSC Curitibanos: Diferentes formas de praticar a Capoeira @Mercado Público de Curitibanos
nov 20@19:00

Aulão de Capoeira em Curitibanos, com a participação do professor Robson Weber (Mestre de capoeira)

nov
21
ter
UFSC Curitibanos: experiência Afro-Gastronômica @CBS
nov 21@13:00

Como o milho, de origem americana, tornou-se base na comida africana – parte 1.

OFICINA: Construções antirracistas: a responsabilidade social nos cursos da saúde @Auditório do Bloco Didático Pedagógico do HU
nov 21@14:00

OFICINA: Construções antirracistas: a responsabilidade social nos cursos da saúde

 http://inscricoes.ufsc.br/ccsoficinaantirracista

21/11/2023 – 14h00 no Auditório do Bloco Didático Pedagógico do HU – 50 vagas

Objetivo: Proporcionar reflexão crítica a respeito do papel das escolas, cursos de saúde na luta antirracista e contribuições na superação de estruturas de opressão em nossa sociedade, levando os participantes a pensarem propostas nesse sentido a partir da problematização de casos. O ensino universitário brasileiro, tradicionalmente, se origina e consolida a partir de bases excludentes e elitistas, sendo o seu conhecimento e experiências de ensino, pesquisa e até mesmo extensão produzidos sem dialogar com a realidade e contradições da sociedade brasileira. Isso é importante se pensar, sobretudo, nas escolas médicas pois, em geral, ali se formam carreiras profissionais e acadêmicas que até o advento da política de cotas, pouco ou nada dialogavam com o perfil étnico-racial da nossa população. Sendo o racismo e a profunda desigualdade racial uma grande problemática nacional, se faz necessário que as escolas médicas entendam a sua responsabilidade social na transformação dessa realidade. Por escolas médicas que pensem ensino, pesquisa e extensão socialmente referenciados.