23/10/2023 10:34
Reitoria UFSC
Custo
Grátis

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe) e demais estruturas administrativas e acadêmicas promove a Semana Novembro Negro UFSC, de 20 a 24 de novembro, com diversas atividades em todos os campi da UFSC.

30/11 – 14h (Sala dos Conselhos) haverá transmissão ao vivo

Mesa: A Implementação da Política de Enfrentamento ao Racismo Institucional da UFSC.

Essa mesa terá por objetivo abrir um espaço de diálogo e de transparência, junto à comunidade, quanto aos processos de implementação da política de enfrentamento ao racismo institucional da UFSC, aprovada em 29 de novembro de 2022. Pretende-se apresentar as ações de enfrentamento que foram desenvolvidas ao longo do ano de 2023, o monitoramento da política e, também, um primeiro diagnóstico do racismo institucional, visando colocar em questão a realidade atual das pessoas negras na UFSC, apontar a presença e as formas de fixação do racismo nos diversos âmbitos da instituição, bem como refletir sobre a necessidade da universidade se consolidar como um espaço antirracista. Ademais, será também apresentada a Cátedra Antonieta de Barros: educação para a igualdade racial e combate ao racismo, aprovada pela UNESCO em 15 de outubro de 2023 e criada com o objetivo principal de analisar o impacto do racismo na universidade e contribuir com a formulação e implementação de políticas curriculares multidisciplinares para inclusão da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena na formação de profissionais das diferentes áreas. Ao final haverá o lançamento oficial do Guia de Enfrentamento ao Racismo Institucional e uma apresentação cultural com as professoras Maristela Campos e Renata Cecília de Lima Oliveira.

Participantes da mesa:

Vice-reitora, professora Drª. Joana Célia dos Passos