Edição 2024
A Associação de Angolanos em Florianópolis (ASSAF) convida para comemorar os 48 anos de independência da Angola, onde terá algumas atividades dentre elas Seminários, torneio de futsal 48 anos de independência de Angola e Festa da Dipanda. As atividade tem como objetivo Celebrar, comemorar, refletir sobre os 48 anos de independência de Angola.
PROGRAMAÇÃO
De 31 de outubro a 2 de dezembro.
Dia 31/10 Abertura das atividades em alusão à independência de Angola com a fala magna do Rei Tchongolola Tchongonga Ekuikui VI.
Dia 7/11: Seminário 48 anos de independência de Angola, das 19h às 21h30 no Auditório da Biblioteca Universitária (Elke Hening).
Dia 9/11: Live na página do Instagram do @africa.sensation, das 20h30 às 21h30.
Dia 13/11: Seminário 48 anos de independência de Angola, das 19h às 21h30 no Auditório da Biblioteca Universitária (Elke Hening).
Dia 18/11: Torneio Internacional de Futsal 48 anos de independência de Angola, das 9h da manhã às 20h00 na Escola Beatriz de Sousa Brito, Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 600 Pantanal, Florianópolis.
Festa da Dipanda, dia 2/12, endereço: Servidão Crescêncio Francisco Mariano, 149, Pantanal, Florianópolis.
De 1 a 30 de novembro, a Biblioteca Central da UFSC recebe, no Hall do Auditório, a exposição “Perspectivas“, do Ateliê Smith.
A exposição “Perspectivas” é um evento em celebração ao novembro negro em que se celebra o dia da Consciência Negra (20 de novembro). A exposição é composta por obras elaboradas por um coletivo de artistas do Ateliê Smith. As telas são todas em pintura acrílica.
Sobre os artistas: O Ateliê Smith reúne artistas que utilizam diferentes ferramentas e técnicas em suas produções, mas juntos aprimoram seus trabalhos. Conheça os Artistas: Ana Luisa Caminha Corrêa; Carla Sadowski; Elyane Rangel; Eudes Espindola; Joel Figueira; Marcos Nunes; Maria Luiza de Lacerda Lima; Marilde Mafra; Marilene Ramos Andrada; Narcisa Amboni; Pedro Antonio Binato Fontana; Rosane G. Silvestre (Magah); Smith; Vanessa Amorin Lacerda.
No dia 21 de novembro, às 15h, será realizada uma confraternização com os artistas.
Contato do Ateliê: 48 99959-0072 | @atelier.smith
Créditos da arte: Smith “Obra adaptada de The problem we all life with de Norman Rockwell”, 1963.
Realização: BU Exposições.
A oficina aborda a variedade de tópicos relacionados à cultura, história e experiências do povo africano, com temas relacionados à tradição e identidade cultural; resistência e libertação; questões sociais e políticas; espiritualidade e religião e celebração e alegria.
Exposição de arte, roda de conversa e Oficina Arte Africana – ministrada pelo estudante e artista plástico SchilomukOviç
Apresentar a trajetória do artista plástico SchilomukOviç, angolano e estudante internacional africano do curso de Engenharia de Controle e Automação do campus Blumenau. Ele irá falar sobre o seu processo criativo, expor os seus trabalhos e propor aos participantes na oficina expressar o que a África representa para cada um. A proposta será expressar-se através de desenho, pintura, etc
20 a 24 de novembro – Exposição Biblioteca Setorial de Blumenau
23 de novembro (quinta-feira)
Horário: 14h30 – Oficina Auditório Professor Fernando Ribeiro do Campus de Blumenau
A Exposição tem o objetivo de abordar a representatividade das pessoas pretas, indígenas, periféricas principalmente mulheres e do público LGBTQIA +, na cultura do Graffite que por muitas vezes são invisibilizadas, pela falta de recursos, acesso e o marxismo.
CARNE: Calulu
ARROZ BRANCO/INTEGRAL/FEIJÃO CARIOCA
COMPLEMENTO ALMOÇO: Cuscuz
SALADA 1: Repolho
SALADA 2: Beterraba
SOBREMESA: Fruta MOLHO
SALADA: Molho de mostarda
Aulão de Capoeira em Curitibanos, com a participação do professor Robson Weber (Mestre de capoeira)
Como o milho, de origem americana, tornou-se base na comida africana – parte 1.
OFICINA: Construções antirracistas: a responsabilidade social nos cursos da saúde
http://inscricoes.ufsc.br/ccsoficinaantirracista
21/11/2023 – 14h00 no Auditório do Bloco Didático Pedagógico do HU – 50 vagas
Objetivo: Proporcionar reflexão crítica a respeito do papel das escolas, cursos de saúde na luta antirracista e contribuições na superação de estruturas de opressão em nossa sociedade, levando os participantes a pensarem propostas nesse sentido a partir da problematização de casos. O ensino universitário brasileiro, tradicionalmente, se origina e consolida a partir de bases excludentes e elitistas, sendo o seu conhecimento e experiências de ensino, pesquisa e até mesmo extensão produzidos sem dialogar com a realidade e contradições da sociedade brasileira. Isso é importante se pensar, sobretudo, nas escolas médicas pois, em geral, ali se formam carreiras profissionais e acadêmicas que até o advento da política de cotas, pouco ou nada dialogavam com o perfil étnico-racial da nossa população. Sendo o racismo e a profunda desigualdade racial uma grande problemática nacional, se faz necessário que as escolas médicas entendam a sua responsabilidade social na transformação dessa realidade. Por escolas médicas que pensem ensino, pesquisa e extensão socialmente referenciados.
Como o milho, de origem americana, tornou-se base na comida africana – parte 1.
O SLAM é uma forma de “batalhas” de poesia oral que surgiu na década de 80 nas periferias de Chicago, nos Estados Unidos, e combina rima, ritmo, performance, política, crítica social e racial. Desde então, essa modalidade se disseminou pelas periferias de todo o mundo, incluindo as brasileiras, e se estendeu globalmente através de competições nacionais e internacionais. Nesse contexto, a disciplina de Laboratório de Estudo de Gênero e História: Oficina de Ensino (Perspectivas críticas sobre branquitude, patriarcado e masculinidades), ministrada pelo professor Willian Luiz da Conceição, convida os membros do Slam Cruz e Sousa (@slamcruzesousa), uma batalha de poesia falada que ocorre em Florianópolis desde o início de 2022, com o objetivo de abordar a realidade da população negra e periférica – com foco também na perspectiva de gênero. A proposta dessa aula é explorar a história e estrutura dos Slams, oferecendo um espaço acolhedor para que os artistas e ativistas compartilhem suas experiências e histórias. Isso visa criar um ambiente de aprendizado enriquecedor tanto para os estudantes da disciplina quanto para a comunidade acadêmica do UFSC/CFH. Através da promoção da troca de conhecimentos, do respeito à diversidade e da valorização das vivências de cada indivíduo e coletivos, a oficina busca disseminar uma mensagem de inclusão e empoderamento, contribuindo para o reconhecimento e a valorização das identidades plurais presentes na sociedade. É fundamental destacar que esse evento ocorrerá em novembro, mês dedicado à consciência negra, reforçando a importância de dar voz e espaço para discutir as questões relacionadas à população negra e suas vivências.
Vídeo: Slam, a “Batalha de versos” | Programa Completo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=FKNyKZU1oAw&t=244s
Vídeo: Vencedora Slam grito filmes 2017 “Gabz”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=kZhPvruoeFw
Quando: dia 22 de novembro de 2023
Horário: 19 horas
Local: Hall do bloco A do CFH
Como o milho, de origem americana, tornou-se base na comida africana – parte 2. Participação do Projeto Sarau da Saúde
O primeiro encontro do Clube de Leitura Antirracista (Para Aliados) acontece na segunda-feira, dia 11 de novembro, das 17h às 18h30, no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária (Central). A atividade tem o apoio da Coordenadoria de Relações Étnico-Raciais (Coema) e surgiu como iniciativa das estudantes Gencen Abelino, aluna do curso de Ciências da Informação do Centro de Ciências da Educação e Gabriela Garibaldi da Cruz, mestranda no Programa de Pós-Graduação Gestão da Informação (PPGInfo) na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
O Clube de Leitura foi idealizado e apresentado como projeto final do curso “Leitura Crítica como Estratégia para o Desenvolvimento da Competência em Informação de Mulheres”, promovido pela professora Elizete Vieira Vitorino do Departamento de Ciência da Informação, e pela pós-doutoranda Djuli Machado de Lucca, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFSC e docente da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Após a conclusão do curso, as alunas decidiram colocar o projeto em prática, criando um espaço de leitura e debate para promover a conscientização e o antirracismo.
A proposta é trazer uma intervenção literária cujo público-alvo sejam os aliados da luta antirracista. A atividade aborda a branquitude dentro do espectro do racismo estrutural, com um enfoque no enfrentamento ao racismo por meio no feminismo negro. A proposta criará um espaço de reflexão e diálogo sobre as questões de raça e gênero, considerando as experiências das pessoas negras em um contexto informacional contemporâneo, marcado por desafios estruturais de exclusão e discriminação.
O Clube de Leitura Antirracista (para Aliados) prevê 12 obras literárias principais e demais obras de suporte para debates mensais. O objetivo é promover a educação antirracista e o letramento racial entre pessoas não-negras por meio da leitura de obras que tratam da temática racial, fomentando a conscientização e o compromisso com a luta antirracista, trazendo sempre sobre feminismo negro como interseccionalidade.
Para participar, é necessário preencher o formulário de inscrição. Mais informações em leituraantirracista.ufsc.br.
O Departamento de Filosofia, por meio da professora Claudia Drucker, promove, na terça-feira, 12 de novembro, às 18h30, a palestra “A Filosofia e os estudos africanistas brasileiros”, na Sala 321 do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC, em Florianópolis.
A proposta, segundo a professora, é apresentar um panorama das relação possíveis entre a Filosofia as Ciências Sociais Africanistas, em especial a Psiquiatria, a Antropologia e a História. Em particular, as discussões mais decisivas e amadurecidas se encontram na discussão das religiões afro-brasileiras. “Há tentativas filosóficas de abordar diretamente estes fenômenos, mas existe a possibilidade de desconstruir o discurso das ciências”, reitera.
Será fornecido certificado mediante solicitação.