Edição 2024
Antropologia anti-colonial os direitos dos Gikuyu
Rosa Acevedo Marin / UFPA e PNCSA
Debate e mediação: Ilka Boaventura Leite (Antropologia) e Eduardo Sala
https://youtube.com/live/PXUziHOQZGM
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UFSC promove o II Seminário Kadila com debates em torno de vozes africanas em novembro
A oficina aborda a variedade de tópicos relacionados à cultura, história e experiências do povo africano, com temas relacionados à tradição e identidade cultural; resistência e libertação; questões sociais e políticas; espiritualidade e religião e celebração e alegria.
A restituição da história africana
José Rivair Macedo /UFRGS
Debate e mediação:Enrique Espada (História) e Coumba Diatta (Literatura)
Link de inscrições para certificado: Inscricoes UFSC
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UFSC promove o II Seminário Kadila com debates em torno de vozes africanas em novembro
Aulão de Capoeira em Curitibanos, com a participação do professor Robson Weber (Mestre de capoeira)
Como o milho, de origem americana, tornou-se base na comida africana – parte 1.
Como o milho, de origem americana, tornou-se base na comida africana – parte 1.
O Grupo de estudos e pesquisa sobre a Rússia da Universidade Federal de Santa Catarina (PRORUS/UFSC) promove, no dia 22 de novembro, quarta-feira, a palestra “Muito Além das Fronteiras: Africanos e Negros na História do Império Russo”. A palestra será proferida por Fábio Muniz, professor de História da África e mestre em História pela Universidade Federal de Uberlândia.
A atividade, que será on-line, ocorre às 14h e é aberta a todos. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail fred.campos@ufsc.br. Será fornecido certificado de 2 horas de participação.
Mais informações pelo e-mail fred.campos@ufsc.br
Canal do YouTube do Curitiblack
Participação: Prof. Paulo Pinheiro (UFSC) Prof. Fábio Garcia (Editora Cruz e Souza)
Como o milho, de origem americana, tornou-se base na comida africana – parte 2. Participação do Projeto Sarau da Saúde
A banda traz aos seus ouvintes à luta antirracista, por respeito, igualdade e pela manutenção dos direitos humanos.
Rappers frente a frente, num desafio de arte e improvisação com a temática antirracista e de igualdade étnico racial.
As redes intelectuais
Walter Lippold /UFF-CNTC
Debate e mediação: Cristine Severo (Linguística) e Filipe Kalenguessa (Filosofia)
Link de inscrições para certificado: Inscricoes UFSC
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UFSC promove o II Seminário Kadila com debates em torno de vozes africanas em novembro
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Campus de Blumenau, promove, na terça-feira, 19 de novembro, o “Intervalo Cultural Especial: Alusivo à Consciência Negra”, das 19h45 às 20h30. O objetivo da atividade é celebrar a diversidade e promover a troca de experiências culturais.
Entre os convidados estão Jair de Almeida, contramestre de Capoeira (Brasileiro); Nathan Guerra de Almeida (Brasileiro); Aluno AÚ; o artista plástico Schilo Vicente Mucoco (Schilomukoviç), que é graduando do curso de Engenharia de Controle e Automação. Haverá apresentação da banda Quarteto Fantástico e uma apresentação de música do continente africano, com Victor Muhongo, natural de Angola.
A programação inclui, ainda, declamação de poesia com Arlindo Udé Lé, natural da Guiné Bissau e graduando da Licenciatura em Matemática.
A Justiça Federal de Santa Catarina (JFSC) e a Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem a palestra online “O enfrentamento ao racismo institucional como via de segurança psicológica”, com a palestrante Bárbara Carine Soares Pinheiro (@uma_intelectual_diferentona), no dia 27 de novembro, quarta-feira, às 15h com transmissão ao vivo pelo canal da Justiça Federal de Santa Catarina no YouTube. Além de sua influência digital, Bárbara é educadora, pesquisadora, autora de livros de letramento racial, inclusive seu último best-seller “Como ser um educador antirracista“, acaba de ser uma das obras ganhadoras do Prêmio Jabuti de 2024.
A palestra integra o Novembro Negro UFSC e as ações relativas ao Mês da Consciência Negra na JFSC. O objetivo é apresentar a ideia de racismo institucional dentro da perspectiva social de raça, apontando caminhos de superação por meio da educação antirracista em todos os complexos sociais e pautando a importância da segurança psicológica das maiorias minorizadas, sobretudo a comunidade negra, nas diversas instituições sociais.
Sobre a palestrante
Bárbara Carine Soares Pinheiro é professora adjunta do Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Formada em Química e em Filosofia pela UFBA, é mestra e doutora em ensino de Química pela UFBA e pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Realizou estágio de pós-doutorado na Cátedra de Educação Básica (IEA/USP).
É autora de livros como “@descolonizando_saberes: mulheres negras na ciência” e “História preta das coisas: 50 invenções científico-tecnológicas de pessoas negras” (ambos finalistas do prêmio Jabuti) e do ganhador do Jabuti 2024, “Como ser um educador antirracista“. É idealizadora, sócia e consultora pedagógica da Escola Maria Felipa, primeira escola afro-brasileira do país.
A primeira edição do Fórum “Teatro Negro Brasileiro de Ontem e Hoje” ocorre de 26 a 28 de novembro (terça, quarta e quinta-feira), no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A programação inclui palestras sobre a presença cênica do artista negro brasileiro, além de oficinas e uma apresentação do espetáculo “Amor, Negro Amor”. Todas as atividades são gratuitas.
Promovido pele coletivo Ação Zumbi, o evento conta com o apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE/UFSC), do Serviço Social do Comércio (Sesc) e patrocínio da Prefeitura Municipal de Florianópolis.
Quinta-feira | 28/11
19h30 – Espetáculo “Amor, Negro Amor”
Local: Auditório Garapuvu
Ingressos: gratuitos disponíveis pelo Sympla – acesse aqui
Classificação: 16 anos
Duração: 100min
O espetáculo “Amor, Negro Amor” aborda como principal questão a solidão da mulher negra. Nele, a espectadora e o espectador são convidados a atravessar localidades e épocas distintas, conhecendo realidades de mulheres e homens negros que vivenciam diferentes formas de amor e desamor.
As questões sociais expostas são de extrema relevância e perduram até os dias atuais, como a desigualdade, o abuso de poder, o racismo, o machismo, o sexismo, a LGBTQIA+fobia e a violência contra a mulher. As cenas são costuradas por músicas e danças de origem africana e revelam a importância da nossa ancestralidade diaspórica. Nessa narrativa, que vai do passado até os dias atuais, o coro ancestral composto por 28 artistas (atores e músicos) é quem conduz o público como um contador de histórias através dos tempos.
Coletivo Ação Zumbi
O Coletivo Ação Zumbi nasceu em novembro de 2003, em Florianópolis – SC, fruto do anseio de suas idealizadoras e fundadoras Lelette Coutto, Marga Vieira e Fernanda Rosa, com o propósito principal de fomentar e incentivar iniciativas que contribuam para o fortalecimento e a visibilidade artística/cultural da cultura negra. Ao longo desses anos vem desenvolvendo projetos nas áreas de teatro, cinema, dança, vídeo, entre outras, que incluem a montagem de espetáculos, oficinas e organização de eventos. Suas ações sempre denotaram o objetivo da inclusão social, o desenvolvimento sócio educativo, através da capacitação de jovens e da revelação de talentos trazidos de comunidades periféricas. O Ação Zumbi sempre lutou para a manutenção de seu espaço cultural para uso, sobretudo, da população negra, a fim de popularizar as modalidades artísticas próprias desta cultura.