Edição 2024
A Exposição tem o objetivo de abordar a representatividade das pessoas pretas, indígenas, periféricas principalmente mulheres e do público LGBTQIA +, na cultura do Graffite que por muitas vezes são invisibilizadas, pela falta de recursos, acesso e o marxismo.
Aulão de Capoeira em Curitibanos, com a participação do professor Robson Weber (Mestre de capoeira)
21/11 – 10h (Centro de Eventos – 2º andar):
Abertura da mostra de trabalhos desenvolvidos na UFSC, com a temática étnico-racial (CHAMADA Nº 32/2023 – PROPESQ/PROEX/SECARTE/PROAFE – Apresentação de projetos, trabalhos e atividades de pesquisa, extensão e artístico-culturais durante o evento Novembro Negro na UFSC).
*A atividade deverá contar com 12 apresentações de banners (trabalhos de pesquisa e extensão), 2 exposições fotográficas, 6 exibições de vídeos e mesas de debate, 1 apresentação de teatro (do Colégio de Aplicação) e 2 apresentações musicais (que se apresentarão junto com o Projeto 12:30). Esta ação ocorrerá nos dias 21/11 e 22/11, no 2º andar do Centro de Eventos.
Cronograma de exibições de vídeos e mesas de debate
21/11 -Exposições fotográficas “Campo, território vivo”(Eder Braz) e “Laroiê”(Luz Mariana Blet) e “Olhares” (Igor Henrique da Silva)
Apresentação do “Guia de estudos antirracistas para assistentes sociais e demais interessados/as/es” (Cristiane Sabino)
Apresentação de banners
10h15 – Exibição da artística audiovisual: “Oxum – Ventre Negro, Cabaça Sagrada Ancestral”
22/11 – 10h – Eu também falo português
22/11 – Projeto 12h30
Como o milho, de origem americana, tornou-se base na comida africana – parte 1.
Como o milho, de origem americana, tornou-se base na comida africana – parte 1.
Canal do YouTube do Curitiblack
Participação: Prof. Paulo Pinheiro (UFSC) Prof. Fábio Garcia (Editora Cruz e Souza)
Como o milho, de origem americana, tornou-se base na comida africana – parte 2. Participação do Projeto Sarau da Saúde
A banda traz aos seus ouvintes à luta antirracista, por respeito, igualdade e pela manutenção dos direitos humanos.
Rappers frente a frente, num desafio de arte e improvisação com a temática antirracista e de igualdade étnico racial.
Enfrentamento ao neonazismo em Santa Catarina – Vale do Itajaí
Data: 28/11/2023 – terça-feira
Tarde – 15h30 – Exibição do documentário “Uma história de silêncios”, produzido pelas estudantes Ísis Leites Regina, Clara Spessatto e Júlia Santos da Rosa Matos, do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Documentário premiado no 15º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão (Instituto Vladimir Herzog)
Debate: Prof. Carlos Bartel (IFC – Ibirama) e produtoras do documentário
Tarde – 17h-19h
Mesa 1 – Racismo e neonazismo na região de Blumenau
Advogado Preto Marco Antônio André – Membro da Comissão de Igualdade Racial da OAB/Blumenau
Movimento negro Timbó
Advogada Rosane Magaly Martins – Presidenta da ONG Mães do amor em defesa da Diversidade e membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB/Blumenau
Noite – 19h30
Mesa 2 – Neonazismo e racismo: enfrentamento
Prof. Michel Gherman – Sociologia – IFCS/UFRJ – historiador e referência em estudos judaicos – confirmado
Prof. Adriano Luiz Duarte – História UFSC (debatedor)
Promotor Jádel da Silva Junior – MP/SC (debatedor) – confirmado
Organização: UFSC, MPF, MP/SC
Local: Auditório da UFSC, campus de Blumenau – Endereço: R. João Pessoa, 2750 – Velha, Blumenau – SC
O Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) organiza o evento África Vozes e Pensamentos I. A atividade ocorrerá de forma online na segunda-feira, 11 de novembro, às 11h pelo canal do Youtube do Instituto Kadila.
Gratuito, o evento é o primeiro da série sobre rainhas africanas, com foco em Abibi Achivanjila, do estado de Mataka/Majune/Moçambique. Participam da atividade os convidados Salé Gabriel Beninho, doutorando em Serviço Social na UFSC; Manoela Maloa, da Universidade de Rovuma em Moçambique, e Sulvai Higino, poeta moçambicano.
Mais informações no Instagram do Instituto Kadila.
O primeiro encontro do Clube de Leitura Antirracista (Para Aliados) acontece na segunda-feira, dia 11 de novembro, das 17h às 18h30, no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária (Central). A atividade tem o apoio da Coordenadoria de Relações Étnico-Raciais (Coema) e surgiu como iniciativa das estudantes Gencen Abelino, aluna do curso de Ciências da Informação do Centro de Ciências da Educação e Gabriela Garibaldi da Cruz, mestranda no Programa de Pós-Graduação Gestão da Informação (PPGInfo) na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
O Clube de Leitura foi idealizado e apresentado como projeto final do curso “Leitura Crítica como Estratégia para o Desenvolvimento da Competência em Informação de Mulheres”, promovido pela professora Elizete Vieira Vitorino do Departamento de Ciência da Informação, e pela pós-doutoranda Djuli Machado de Lucca, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFSC e docente da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Após a conclusão do curso, as alunas decidiram colocar o projeto em prática, criando um espaço de leitura e debate para promover a conscientização e o antirracismo.
A proposta é trazer uma intervenção literária cujo público-alvo sejam os aliados da luta antirracista. A atividade aborda a branquitude dentro do espectro do racismo estrutural, com um enfoque no enfrentamento ao racismo por meio no feminismo negro. A proposta criará um espaço de reflexão e diálogo sobre as questões de raça e gênero, considerando as experiências das pessoas negras em um contexto informacional contemporâneo, marcado por desafios estruturais de exclusão e discriminação.
O Clube de Leitura Antirracista (para Aliados) prevê 12 obras literárias principais e demais obras de suporte para debates mensais. O objetivo é promover a educação antirracista e o letramento racial entre pessoas não-negras por meio da leitura de obras que tratam da temática racial, fomentando a conscientização e o compromisso com a luta antirracista, trazendo sempre sobre feminismo negro como interseccionalidade.
Para participar, é necessário preencher o formulário de inscrição. Mais informações em leituraantirracista.ufsc.br.
A Biblioteca Setorial de Blumenau sedia, entre 18 de novembro e 13 de dezembro, a exposição de artes plásticas Por que fecho os olhos?. A mostra contará com obras do artista e estudante do curso de Engenharia de Controle e Automação da UFSC Blumenau, SchiloMukoviç. Schilo é angolano e seu trabalho retrata “em cores e formas a relação com a vida, o contato com o mundo interior, com as emoções perpassando por sua trajetória e cultura”.
A exposição tem como objetivo dar visibilidade à produção cultural e artística das pessoas pretas da comunidade universitária. Para conhecer mais sobre o trabalho do artista, acesse o perfil @schilomukovitchi.
As poesia do Arlindo Udé Lé, guinense e estudante da UFSC Blumenau, refletem suas vivências e também abordam temáticas afroculturais e decoloniais. A exposição integra a programação do Novembro Negro e tem como objetivo visibilidade à produção cultural e artística das pessoas pretas da comunidade acadêmica e suscitar a reflexão e debates acerca do tema.
A Biblioteca Setorial de Blumenau sedia, entre 18 de novembro e 13 de dezembro, a exposição de artes plásticas Por que fecho os olhos?. A mostra contará com obras do artista e estudante do curso de Engenharia de Controle e Automação da UFSC Blumenau, SchiloMukoviç. Schilo é angolano e seu trabalho retrata “em cores e formas a relação com a vida, o contato com o mundo interior, com as emoções perpassando por sua trajetória e cultura”.
A exposição tem como objetivo dar visibilidade à produção cultural e artística das pessoas pretas da comunidade universitária. Para conhecer mais sobre o trabalho do artista, acesse o perfil @schilomukovitchi.
As poesia do Arlindo Udé Lé, guinense e estudante da UFSC Blumenau, refletem suas vivências e também abordam temáticas afroculturais e decoloniais. A exposição integra a programação do Novembro Negro e tem como objetivo visibilidade à produção cultural e artística das pessoas pretas da comunidade acadêmica e suscitar a reflexão e debates acerca do tema.